Campanha Mundial “Compartilhe a viagem”

Campanha Mundial “Compartilhe a viagem”
IMDH/Brasil, Irmãs Scalabrinianas

IMG 20170928 WA0016

A sintonia com Papa Francisco é uma decorrência lógica, animadora e feliz, para todos e todas nós, especialmente nos temas que são o centro de nossa missão como Irmãs Scalabrinianas. Somos para os migrantes e os refugiados. Foi para isto que fomos chamadas a seguir a missão que João Batista Scalabrini, Madre Assunta Marchetti e Pe. José Marchetti nos deixaram como legado e como apelo missionário.

O Papa lançou hoje (27) a Campanha “Compartilhar a Viagem”, motivação e convite a compartilhar o caminho que refugiados e migrantes empreendem, em busca de paz, de segurança, de solidariedade, de fraternidade... em busca de vida com dignidade. Seu apelo ecoa pelo mundo e o que todos e todas nós, desejamos é que esse apelo seja compreendido como um caminho que é feito lado a lado com as populações que se deslocam porque as perseguições, as guerras, a violência, a fome, a miséria assim os impelem.

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), das Irmãs Scalabrinianas, une-se à Caritas Internacional nesta Campanha e convida a todos os colaboradores, voluntários, amigos e amigas, a fazerem a experiência, real ou simbólica, da partilha do caminho. No âmbito que lhes for possível, junto aos migrantes e aos refugiados que alcançarem ou que encontrarem no caminho do trabalho, do mercado, da praça, das ruas, no caminho do sofrimento ou das alegrias... fica o convite a partilharem passos de seu caminhar para ir um/a ao encontro do/a outro/a e seguirem lado a lado.

Recebamos o que chega com sua cultura, sua esperança, seu desejo de viver, e a ele levemos nosso coração acolhedor e estendamos nossos braços abertos. Com eles e elas, construamos o espaço de um novo lar, onde a nossa generosidade possa suprir um pouco do que lhes falta para reconstruir sua vida em condições de dignidade, assim como desejamos para nós mesmos.

Neste momento, para os próximos meses, o IMDH se propõe a:
• Produzir materiais de sensibilização para distribuir às entidades que atuam na atenção a Migrantes e a Refugiados/as;
• Apresentar a Campanha a mais de 50 entidades de atenção a migrantes e refugiados no Brasil, a várias organizações internacionais e a órgãos de governo que o IMDH e seus parceiros reunirão nos dias 17 a 19 de outubro de 2017.
• Promover, no âmbito do Projeto “Criança Sem Fronteiras”, uma campanha de apoio a crianças imigrantes e refugiadas, especialmente no conjunto da atual migração venezuelana;
• Celebração do Dia Mundial da Criança (novembro), em data a ser fixada, com as entidades parceiras na atenção a esta população infantil, motivando pais, famílias e comunidade à acolhida e ao apoio às crianças refugiadas.

Brasília, 27 de setembro de 2017
Ir. Rosita Milesi
Diretora do IMDH