IMDH promove encontro para crianças imigrantes e refugiadas em Brasília

Há 3 anos o encontro oferece uma oportunidade de confraternização e fortalecimento de laços às  famílias que tiveram que deixar seus países

Por Sthael Samara

 

MatthewWebb 11032017 10

Foto: Matthew Webb

 

Reunindo crianças refugiadas e imigrantes de diversas nacionalidades e suas famílias para um dia de lazer e confraternização, o Encontro Crianças sem Fronteiras, promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), oferece uma oportunidade de lazer e integração com a comunidade local àqueles que forçados a abandonar tudo que conheciam e, muitas vezes, vivem uma transição permeada por desafios e dificuldades.

 “As crianças refugiadas fogem de perseguição e zonas de conflito. Elas não apenas vêm para um novo país, mas vêm com muitos traumas e, alguns, chegam separados das famílias”, explica Isabel Marquez, representante do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) no Brasil.

Dos cerca de 9.000 refugiados que vivem no Brasil, aproximadamente 18% têm até 17 anos de idade. Um dos problemas enfrentados por eles ao chegarem ao novo país é a barreira cultural e lingüística. Segundo Rosita Milesi, diretora do IMDH, muitas crianças se sentem isoladas porque falam diferente ou porque não conseguem se expressar bem em português. A brincadeira, neste caso, é de grande ajuda. “É brincando que eles se entendem de alguma forma, mesmo que a língua não seja a mesma do colega, eles se comunicam por meio da atividade”, explica.

A diretora coloca ainda que, apesar de parecer algo menos importante, ter uma oportunidade de lazer é fundamental para essas crianças. “Na maior parte das vezes, elas, que já sofreram uma enorme perda, não tem sequer com o que brincar, não conhecem novos amigos. É um drama para elas”, diz.

A iniciativa de fazer uma festa para as crianças que deixaram suas terras natais já acontece há 3 anos, mas esta edição foi a primeira já sob o conceito de “Crianças Alem Fronteiras”. Outra novidade da edição foi a parceria com a  Bridges Church, localizada no Lago Sul, que cedeu seu espaço de lazer para dar lugar ao Encontro e trabalhou na organização do evento. Participaram 100 migrantes e/ou refugiados de diversos países, entre adultos e crianças, além de aproximadamente 100 brasileiros e brasileiras.

A Bridges Church é formada por pessoas que vem de mais de 35 países. Com essa vocação internacional, quando surgiu, a oportunidade de organizar um evento humanitário voltado para refugiados foi abraçada por todos os membros. “O que pensamos quando decidimos organizar esse evento era em promover uma celebração da diversidade cultural e religiosa. Agora que aconteceu ficamos até questionando porque nunca pensamos nisso antes”, declara o pastor Dave Bollenbacher.

A programação ofereceu também um grande almoço para todas as famílias, mas, as atividades para as crianças incluíram brincadeiras, pintura, jogos, brinquedos infláveis e atividades manuais, além da presença do time de Futebol Americano, Tubarões do Cerrado. Para todos, um bazar e a distribuição de kit escola, kit mãe, kit pai e kit família, com produtos de higiene. 

 

GALERIA DE IMAGENS

MarceloCamargo AgênciaBrasil 1

                                          Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

MarceloCamargo AgênciaBrasil 2

                                       Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

MarceloCamargo AgênciaBrasil 5

                                        Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

MarceloCamargo AgênciaBrasil 7

                                      Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

MarceloCamargo AgênciaBrasil 10

                                   Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

MatthewWebb 11032017 12

                                                        Foto: Matthew Webb

MatthewWebb 11032017 1

                                Foto: Matthew Webb

MatthewWebb 11032017 3

                              Foto: Matthew Webb

MatthewWebb 11032017 7

                                Foto: Matthew Webb

MatthewWebb 11032017 11

                           Foto: Matthew Webb

MatthewWebb 11032017 13

                                Foto: Matthew Webb

image2

                                                        Foto:IMDH

image3

                                                        Foto:IMDH

image7

                                                      Foto:IMDH