Filme sobre refugiados tem exibição gratuita em SP

O filme “Eu estou com a noiva”, que mostra a história de um grupo de refugiados que foge da guerra da Síria, terá exibição gratuita na capital paulista no dia 23 deste mês, às 19 horas. O evento é uma iniciativa do Instituto da Cultura Árabe (Icarabe) e de entidades parceiras.

A obra mostra o encontro e a viagem de um poeta palestino e um jornalista italiano que conhecem um grupo de sírios e palestinos em Milão. O grupo entrou na Europa por meio da ilha italiana de Lampedusa, com o objetivo de escapar da guerra na Síria. O poeta e o jornalista decidem, então, ajudar os refugiados a completar sua viagem rumo à Suécia.

Para despistar a polícia, eles criam a farsa de um casamento arranjado. Com uma palestina vestida de noiva e os outros membros do grupo como convidados do suposto casamento, eles cruzam a Europa em uma viagem de quatro dias e três mil quilômetros.

O filme foi inspirado em fatos reais ocorridos no caminho entre Milão e Estocolmo em 2013. Após a exibição, haverá um debate sobre o tema com a participação do refugiado sírio Talal Altinawi, que ficou famoso em São Paulo depois que fez uma campanha de financiamento coletivo pela internet para abrir seu restaurante; e com Daniel Torres, advogado da Cáritas, entidade que tem ajudado na inserção social e profissional de refugiados no Brasil.

Serviço

Exibição do filme “Eu estou com a noiva”
Dia 23 de janeiro, às 19 horas
Local: Cine Olido – Av. São João, 473 – Centro – São Paulo
Entrada gratuita
Informações pelos telefones (11) 3331-8399 ou (11) 3397-0171

 

 

Retirado de: www.anba.com.br/noticia/21873771/artes/filme-sobre-refugiados-tem-exibicao-gratuita-em-sp/

Refugiados e Refugiadas