Durante a tarde desta quarta, 30 de dezembro, último dia de trabalho do ano de 2020, a equipe de colaboradores do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas, a convite da Diretora, Ir. Rosita Milesi, realizou um momento de reflexão e avaliação, podendo refletir a vida e a trajetória de 2020, em um tempo de crise motivada pela pandemia da Covid-19. Através de vídeo conferência, os colaboradores e colaboradoras de Brasília e Roraima partilharam o que têm para agradecer em relação a 2020 e o que pedem a Deus para o próximo ano de 2021.

 

“Agradecer pela minha vida, por minha família e amigos estarem bem mesmo diante de tantos acontecimentos ruins deste ano, pelo meu trabalho no IMDH e por ter conhecido esta equipe incrível. Peço paz e saúde a todos, que a vacina chegue logo e chegue a todas as pessoas, peço menos desigualdades e mais amor e felicidade.” (Adriana Corrêa – IMDH Brasília)

 

 

 

“Agradeço a Deus pelas mínimas coisas na minha vida, dos momentos mais simplórios ao que julgamos grande. Agradeço a Deus pela força que nos foi dada em 2020, força que nos ajudou e continua ajudando na superação de uma fase tão turbulenta. E apesar de tantos desafios e perdas, sou grata pela resiliência, pelos aprendizados, por todas as portas que em minha vida se abriram, pela minha família, meus amigos, pelos colegas de trabalho e por poder fazer parte de uma missão tão bonita, que edifica cada vez mais a minha fé. Tenho total confiança que os nossos planos são maiores e mais fortes quando colocados nas mãos de Deus. Para o novo ano, rezo para que em 2021 consigamos superar esse momento de temor e que nosso Senhor do Bonfim continue nos abençoando, intervindo pelos mais necessitados e que o mundo possa se tornar, cada vez mais, um lugar mais justo para que possamos um dia viver em equidade.” (Maiana Menezes – IMDH Brasília)

 

“Agradeço pela minha família. Agradeço pela saúde e poder seguir trabalhando nesse período de pandemia ajudando outras pessoas. Agradeço por poder estar empregado. Peço a Deus pela saúde mundial, para Deus confortar o coração de todos que perderam alguém nesse período, seja pela pandemia ou não, para que eu não perca a esperança de dias melhores e tenha sempre fé.” (Daniel Almeida – IMDH Brasília)

 

 

 

“Agradeço pela minha família e amigos estarem bem e com saúde; agradeço por, apesar da pandemia, ter tido um ano muito proveitoso; agradeço pelo gozo de uma boa saúde; agradeço por todas as pessoas que usaram o seu tempo em prol do próximo; agradeço por trabalhar com uma equipe maravilhosa. Peço a Deus, para 2021, que as pessoas tenham mais consciência coletiva (que pensem que apesar do que acreditam para si, somos responsáveis não só por nós, mas por todos aqueles que nos rodeiam de forma direta ou indireta); que tenhamos uma vacina que seja eficaz; que possamos ser mais proativos em ações coletivas; que a resiliência nos guie em todos os momentos e tenhamos fé para seguir em frente sempre.” (Beatriz Level – IMDH Solidário – Roraima)

 

“Agradeço pela oportunidade de estar com minha família, sempre com saúde e unidos. Agradeço por estar trabalhando, apesar do contexto da pandemia, e principalmente, por trabalhar em conjunto com pessoas incríveis que dentro das limitações tentam viabilizar o acesso aos direitos de migrantes e refugiados. Para 2021 peço a Deus saúde para todas pessoas, que possamos construir um mundo mais consciente! Desejo que a vacina chegue para todas as pessoas, que não falta alimento, saúde e sabedoria! E que possamos caminhar juntos e juntas.” (Luyandria Maia – IMDH Solidário – Roraima)

 

 

“Agradeço à Deus pela saúde de minha família, pelas dificuldades superadas e por ter nos sustentado em amor ao longo desse ano. Apesar de 2020 ter sido um ano bem atípico e de todos os efeitos negativos desencadeados pela pandemia, agradeço pelos grandes aprendizados e pelas oportunidades de crescimento que me foram proporcionadas durante esse tempo. Agradeço também por trabalhar com pessoas tão empáticas, sensíveis e que estão sempre dispostas a estender a mão ao próximo. Para 2021, peço a Deus saúde para todos e que a vacina chegue logo. Desejo também que esse ano seja um ano de superação, de resiliência e de fé. Por fim, peço que Deus continue guardando minha família, nos sustentando, fortalecendo e ensinando.” (Ariadiny de Oliveira – IMDH Brasília)

 

“Agradeço pela saúde minha e da minha família. Agradeço pelas oportunidades que, apesar de tudo, surgiram para eu crescer como pessoa e como profissional. Agradeço pelos meus amigos que estiveram próximos apesar da distância física. Eu desejo e peço a Deus que as pessoas tenham mais consciência de si. Eu desejo mais empatia. Desejo que todos sejam vacinados. E desejo um 2021 repleto de abraços e reencontros.” (Dhalila Cruz – IMDH Solidário – Roraima)

 

 

“O ano de 2020 foi um ano muito desafiador para mim. Embora tenha sido um ano triste pela perda da minha mãe, eu agradeço por ter saúde, agradeço pelos aprendizados em meio a momentos tão difíceis como os que estamos vivenciando. Para 2021 peço a Deus que todos(as) possam ter mais empatia pelo próximo. Que possamos nos reerguer e superar essa pandemia. Que todos(as) carreguem consigo a prática do respeito a todas as diferenças. Que 2021 seja uma porta para nossa evolução como seres humanos imperfeitos que somos.” (Wales Pereira Santos – IMDH Brasília)

 

“Agradeço a Deus pela minha saúde e dos meus familiares e amigos devido esse ano que foi muito difícil para todos nós. Agradeço a equipe de Boa vista que me ajudou passar por tudo isso e que além de uma grande equipe se tornaram grandes amigas. Peço a Deus sabedoria, saúde e um mundo melhor e que possamos nesse novo ano ser melhores do que já somos com corações renovados.” (Gisele Silveira – IMDH Solidário – Roraima)

 

 

“Agradeço pela saúde e privilégio de estar viva. Pelas oportunidades e aprendizados, por todas as conexões que se iniciaram e por aquelas que se fortaleceram. Peço a Deus cada vez mais sabedoria e sensibilidade para ser a mudança que desejo ver no mundo. Peço forças para oferecer ajuda a quem precisar e lucidez para seguir minha trajetória.” (Stefanny Leandro – IMDH Brasília)

 

“Agradeço a Deus por fazer parte da equipe IMDH; por tantas pessoas que colaboram com a missão do IMDH; pela família biológica e pela comunidade das Irmãs; pela recuperação da saúde (concluir o tratamento quimioterápico). Gratidão a Deus! E a Ele peço para 2021: Paz no mundo; nas famílias; na política, etc.; mais sensibilidade dos nossos governantes para as questões sociais, particularmente migrantes; erradicação da pandemia do covid19”. (Ir. Marileda Baggio – IMDH Brasília)

 

 

“Neste ano, de modo particular, agradeço a Deus pelas oportunidades que tive, transformando um ano de dificuldades em um tempo para crescer pessoalmente, em minha vida e profissão. Agradeço a oportunidade de estar a serviço da comunicação, podendo ser um canal de aproximação entre tantas pessoas. Dou graças pela saúde de minha família e pela oportunidade de matar a saudade, depois de mais de 1 ano distante, eu no DF e eles no RS. Peço para 2021, para toda a gente, saúde e empatia para poder perceber a dor do outro e lutar para que sejamos juntos e fraternos, nesta casa que é comum a todos e todas.” (Fabrício Preto – IMDH Brasília)

 

“Embora o ano de 2020 tenha sido particularmente incomum e que trouxe a todos muitas angústias e incertezas, para mim foi um ano muito especial. Marina nasceu. E eu renasci com ela. Renasci em muitos aspectos. Renasci como mulher e nasci como mãe. Conheci o maior amor do mundo e por isso sou eternamente grata a Deus. Ele me abençoou com o presente mais valioso. Graças a Deus Marina é saudável, perfeita e maravilhosa rsrsr Além disso, apesar do caos da pandemia, jamais faltou nada em minha casa. Pelo contrário, foi um ano de muita provisão de Deus em minha casa. E por tudo isso sou eternamente grata a Deus. Para 2021, desejo calmaria nos corações, mansidão, reconstrução de lares que foram arrasados pela pandemia de diferentes maneiras, saúde, esperança, que possamos olhar para o outro com mais empatia, equilíbrio emocional … Enfim, desejo que estejamos bem fisicamente e emocionalmente, totalmente fortalecidos para seguirmos em frente para os anos seguintes.” (Ludmylla Souto – IMDH Brasília)

 

“Desejo agradecer a Deus: a recuperação da saúde, que estava precária no início do ano, quando fazia quimioterapia; a colaboração de todos vocês que trabalham no IMDH e de tantos/as outros/as que trabalharam conosco; os benfeitores – voluntários e doadores; a beleza da natureza – flores, plantas, espaços, passarinhos – que aqui em nosso ambiente ajudam e tornar mais feliz e suave o dia a dia de trabalho; os migrantes e refugiados em geral, e também de modo especial aqueles que compreendem nosso trabalho e também nossas limitações; os muitos ensinamentos do Papa Francisco em favor dos migrantes e dos refugiados; o apoio das organizações que aportam recursos e estímulo ao IMDH. Peço a Deus: a superação da pandemia e a vacina eficaz contra covid-19; que Deus ilumine os governantes para serem humanos, humanitários, justos e coerentes com os valores do Evangelho de Jesus em sua gestão; que tenhamos a graça de poder atender as pessoas que realmente precisam de nossa ajuda e do nosso apoio; a proteção às crianças; que tenhamos saúde, força e zelo para bem cumprirmos nossa missão; o fim da violência contra as mulheres; a bênção de Deus sobre todos os nossos colaboradores, benfeitores, voluntários e pessoas que apoiam a missão junto aos migrantes, aos refugiados, às pessoas mais necessitadas”. (Ir. Rosita Milesi – IMDH Brasília e Roraima)

O encontro foi encerrado com o Cântico das Criaturas”, gravação de Zé Vicente do Cântico bíblico DN 3,57-88.56, um hino de “Louvor das Criaturas ao Senhor” que emociona e eleva nosso espírito para reconhecer e louvar a Deus pela belezas infinitas da natureza, do mundo, do universo, nossa Casa Comum, na expressão do Papa Francisco.