Acolher, proteger, promover e integrar são as palavras-chave da mostra fotográfica Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil, lançada na noite de ontem (29), em Brasília.

O trajeto percorrido por refugiados e migrantes foi acompanhado pelo fotógrafo Antonello Veneri, que registrou venezuelanos desde a fronteira entre Brasil e Venezuela até a conquista da sua autonomia em diferentes cidades brasileiras.

A exposição conta com a curadoria de Benedetta Fontana e é formada por cenas cotidianas e retratos de venezuelanos, além de imagens de brasileiros que atuam na emergência humanitária em Roraima.

O fotógrafo Antonello Veneri relata que, para ele, foi uma experiência incrível realizar as fotografias, especialmente pela importância da temática refúgio e migração e pelas pessoas que encontrou.

“Eu gosto muito dos retratos, porque quando alguém olha para a câmera existe uma troca muito sincera. Olhar para essas pessoas é uma forma de escutar o que elas têm a nos dizer. O fotografado me presenteia com algo, e é isso que vocês podem ver nessa exposição”, afirma Veneri.

A exposição Acolhidos é promovida pela AVSI Brasil e parceiros do projeto Acolhidos por meio do trabalho e está aberta para visitação no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, até 31 de outubro.

O lançamento da exposição foi prestigiado por cerca de 80 pessoas, incluindo colaboradores da AVSI Brasil de diferentes cidades, a diretoria da organização, representada na abertura do evento pelo diretor presidente Fabrizio Pellicelli, além de parceiros: José Egas, representante do ACNUR no Brasil; Catherine Hamlin, diretora interina na Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) no Brasil; Francesco Azzarello, embaixador da Itália no Brasil; Ignazio Ibanez, embaixador da União Europeia no Brasil; Elena Abbati, diretora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil; Ir. Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH); Bernardo Laferte, coordenador-geral do Conselho Nacional para os Refugiados (Conare); Pe. Paulo Renato de Campos, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Sr. Alfonzo de Jesus, venezuelano contratado por uma rede de fast food com o intermédio do projeto Acolhidos; Antônio Mourão, diretor de Governo do Banco do Brasil.

Bastidores
Os registros fotográficos começaram na fronteira entre Brasil e Venezuela, até chegar à cidade de Boa Vista, no estado de Roraima, onde Antonello Veneri fotografou venezuelanos nos centros de acolhida geridos pela AVSI Brasil. Depois, seguiu para cidades no centro-oeste e sul do Brasil, onde famílias venezuelanas passaram a residir após a contratação por empresas parceiras do projeto Acolhidos.

Veneri conta que ficou impressionado com a receptividade das pessoas que encontrou. “No centro de acolhida Pricumã, por exemplo, que recebe pessoas com necessidades especiais, se formou uma fila espontânea de pessoas querendo ser fotografadas. Foi a primeira vez que isso aconteceu comigo. Elas queriam um reconhecimento humano através dos retratos. Para mim, foi incrível!”.

Essas e outras histórias podem ser conhecidas pelo público no documentário “Atrás do retrato”, exibido na sala educativa montada ao lado da exposição. Os bastidores dos registros fotográficos são contados por Antonello Veneri e Cesare Simioni, que apoiou como fotógrafo auxiliar, no estado de Roraima.

Projeto Acolhidos
A mostra Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasilfaz parte do projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado há dois anos pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) que visa, entre outras ações, apoiar a interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos que estão em centros de acolhida, em Boa Vista (RR), para outras cidades brasileiras, onde há oportunidades de trabalho.O projeto conta com a parceria da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Desde que foi implementado, o projeto Acolhidos realizou a interiorização voluntária de 1.084 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros e o Distrito Federal, sendo que 519 foram contratados por empresas parceiras.

Serviço

Exposição Fotográfica

Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil (fotografias de Antonello Veneri)

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB Brasília

Endereço: SCES Trecho 2 – Brasília/DF (vão central da Torre 4, térreo)

Período: 30 de setembro a 31 de outubro de 2021

Horário: 9h às 21h, de terça a domingo

Entrada: Gratuita

Classificação etária: livre

Contato: ccbbdf@bb.com.br e/ou acolhidos@avsi.org.br