Na manhã desta terça-feira, 12 de março, a Câmara dos Deputados em Brasília (DF) foi cenário para a Sessão Solene em homenagem aos 60 anos da Campanha da Fraternidade, ação concreta da Igreja Católica no Brasil para o tempo litúrgico quaresmal. O Evento reuniu dezenas de autoridades parlamentares, civis e religiosas.

A iniciativa que foi promovida por diversos deputados, contou com a presença do 1º Vice – Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom João Justino e da Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB Nacional) Ir. Eliane Cordeiro, MC. O Instituto de Migrações e Direitos Humanos esteve presente no evento por meio da diretora, Ir. Rosita Milesi, MCSC e do colaborador Alan Matheus Gloss.

Contribuição concreta
Em seu pronunciamento, Dom João Justino recordou a importância do Fundo Nacional de Solidariedade, resultado da Coleta da Evangelização realizada sempre no último domingo da Quaresma. Em 2023 o Fundo de Solidariedade apoiou mais de 300 iniciativas em várias regiões do Brasil.

A partir do tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8) a Campanha da Fraternidade destaca-se pela busca ao bem comum, a promoção da vida fraterna e justa. Centralizada no Evangelho e na renovação da consciência pessoal e comunitária de cada cristão, visa co-responsabilizar a todos na construção de uma sociedade mais universal.

A iniciativa da Igreja no país desde o seu início é marcada em todo o território nacional, por pautar temas relevantes para toda a sociedade, contribuindo para que as discussões possam ser aprofundadas, e que os cristãos católicos, possam com o seu auxilio, perseverar nas práticas quaresmais de jejum, esmola e oração.