A Universidade Católica de Brasília (UCB) tem aberta as inscrições para as aulas de Português voltadas a migrantes e refugiados. Previstas para iniciarem na segunda semana de agosto, as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, nos períodos da manhã, tarde e noite. Cada encontro tem duração de duas horas. Os dias e horários das aulas são definidos de acordo com a disponibilidade de alunos e professores voluntários. As inscrições podem ser realizadas até 10 de agosto de 2023.

Um dos principais objetivos do projeto é auxiliar migrantes e refugiados na ambientação à Língua Portuguesa, de modo a contribuir com o aprimoramento dos aspectos linguísticos da leitura, da escrita e da oralidade. Outro ponto importante é conquistar o certificado de proficiência em Língua Portuguesa, documento exigido pela Polícia Federal para que possam dar entrada no processo de naturalização.

Para participar, os interessados devem procurar a Coordenação de Extensão que fica localizada no Bloco M, sala 207, no Câmpus Taguatinga da UCB. Os documentos necessários para realizar a inscrição são: foto 3×4; comprovante de endereço; CPF; Registro Nacional de Migração (RNM); passaporte e carteira de trabalho. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

As aulas são ministradas por estudantes universitários voluntários das diversas graduações da UCB, bem como por voluntários externos que tenham disponibilidade de, pelo menos, 4 horas de dedicação semanal. Para realizar os atendimentos, os voluntários passam por um processo de capacitação e de acompanhamento pedagógico pela coordenação do projeto.

Projeto SER+
O Projeto SER+ é uma iniciativa da Universidade Católica de Brasília em parceria com o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e já atendeu mais de 700 pessoas desde 2014. Para os estudantes voluntários dos cursos de graduação, funciona como atividade complementar, além de dar a oportunidade aos acadêmicos de participar do dia a dia de uma determinada comunidade, entender sua dinâmica, seus problemas, suas peculiaridades e ajudá-la a pensar soluções.