O tema do ano foi “Fazer do mundo a pátria do homem”, “um convite a dar uma pátria àqueles que não têm pátria, a desenvolver em particular a missão que expande os confins além do habitual e do conhecido, tentando caminhos inexplorados, para estar ao lado daqueles que estão longe de casa, para que se sintam em casa”, lembra o superior geral dos Scalabrinianos, padre Leonir Chiarello. O objetivo do Ano Scalabriniano foi seguir as pegadas de Scalabrini, para cultivar sua aspiração à santidade

O Ano Scalabriniano, no 25º aniversário da beatificação do bispo e fundador (1997-2022), chegou esta quarta-feira, à sua conclusão: começou em 7 de novembro de 2021 com alguns eventos na cidade de Como, diocese italiana de origem de Scalabrini, e terminou em 9 de novembro deste ano em Piacenza, sua diocese como bispo. No meio, houve o evento da canonização de Scalabrini, cuja solenidade presidida pelo Papa Francisco teve lugar em 9 de outubro passado na Praça São pedro.

O tema do ano foi “Fazer do mundo a pátria do homem”, “um convite – lembra o padre Leonir Chiarello, superior geral dos Scalabrinianos, na mensagem final esta quarta-feira – a dar uma pátria àqueles que não têm pátria, a desenvolver em particular a missão que expande os confins além do habitual e do conhecido, tentando caminhos inexplorados, para estar ao lado daqueles que estão longe de casa, para que se sintam em casa”.

Seguir as pegadas de Scalabrini, sua aspiração à santidade
O objetivo do Ano Scalabriniano foi seguir as pegadas de Scalabrini, para cultivar sua aspiração à santidade. Por esta razão, se um Ano Scalabriniano se conclui, torna-se também “um relançamento porque nos introduz no ano em que devemos nos preparar para a conferência sobre a espiritualidade scalabriniana, que se realizará de 9 a 14 de outubro de 2023”, acrescenta o padre Chiarello.

As etapas do evento são as seguintes: uma primeira fase com uma leitura pessoal, seguida de encontros de área e de grupos de interesse para aprofundar como a espiritualidade scalabriniana é vivida hoje. Uma terceira fase o momento da assembleia regional/provincial acerca da espiritualidade com reflexões sobre o contexto de cada região/província e com a ajuda de especialistas. A conferência, com o tema “Eu virei para reunir todas as nações” (Is. 66,18), será a última etapa do processo preparatório. Informações: www.scalabriniani.org.

Fonte: Vatican News