Uma história de atuação pela garantia dos direitos humanos de migrantes, refugiados, solicitantes do reconhecimento da condição de refugiado, apátridas e vítimas de tráfico humano. Essa é a causa central que aproxima as entidades participantes da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), que realiza neste mês, em três encontros virtuais, seu encontro anual com o tema “Viver o presente e construir o futuro com os Migrantes e Refugiados”.

Em sua 18º edição, o encontro acontece nos dias 03, 10 e 17 de novembro de 2022, oportunizando a capacitação de agentes, a troca de experiências e a proposição de políticas públicas. Pela terceira vez, o encontro acontece de forma virtual, preservando sua característica ao escolher como tema central os conteúdos que a dinâmica migratória no País demanda como prioritários ou de particular importância a serem aprofundados e evidenciados.

Participantes do Encontro da RedeMiR em 2018

Uma rede de apoio a pessoas em situação de mobilidade
Articulada em 2004, sob a liderança do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) com apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a RedeMiR reúne atualmente mais de 60 organizações da sociedade civil que prestam atendimento a pessoas em situação de mobilidade em todas as regiões do Brasil. Essa articulação tem por objetivo favorecer a proximidade e interação entre as entidades, para somar forças e apoiar-se mutuamente, organizar ações complementares e compartilhar aprendizados, potencializando suas capacidades e os resultados em prol das pessoas em mobilidade humana.

O trabalho em rede respeita que cada instituição participante preserve suas formas próprias de atuação, compartilhando o fato de trabalharem pelo respeito e defesa dos direitos humanos das pessoas em mobilidade, bem como a convicção de que necessitam somar esforços entre si para alcançar ações eficazes e solidárias.

História de muitas parcerias
Ir. Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), instituição vinculada à Congregação das Irmãs Scalabrinianas, destaca que atuar em rede é uma forma eficaz para obter melhores resultados em favor da causa e das pessoas migrantes e refugiadas. “A cada ano, novos amigos e parceiros vêm fortalecer a RedeMiR e ampliar o alcance das reflexões e dos encaminhamentos que este encontro propicia. O tema deste ano é Viver o presente e construir o futuro com os migrantes e refugiados. “Construir com” significa em primeiro lugar reconhecer, promover e valorizar o contributo dos migrantes e dos refugiados. Significa, pois, inclusão. A todas as instituições, companheiras de caminhada, nosso muito obrigada”, destacou a diretora.

Saiba mais
Tema: Viver o presente e construir o futuro com os Migrantes e Refugiados
Articulador: IMDH
Comitê organizador: ACNUR, IMDH, OIM, Missão Paz, SJMR
Facilitador: FICAS

1º Encontro: 03 de novembro de 2022 – 14h às 17h
Temas:
Crianças migrantes e refugiadas
População LGBTQIA+
Mulheres migrantes e refugiadas: Prevenção e enfrentamento à violência doméstica; Capacitação para autonomia financeira

2º Encontro: 10 de novembro de 2022 – 14h às 17h
Temas:
Fortalecimento de redes locais e regionais
Possibilidades de financiamento
Associações e Coletivos de migrantes e refugiados: a vivência prática

3º Encontro: 17 de novembro de 2022 – 14h às 17h
Temas:
Acesso à educação
Dados oficiais e Direitos sociais

Quer participar do 18º Encontro Anual da RedeMiR e ainda não está inscrito? Acesse o link de inscrição e participe.