O V Seminário Congregacional da Pastoral dos Migrantes e Refugiados é organizado pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, com o tema “A caminho com os migrantes e refugiados com audácia e esperança”, a partir do lema “Peregrinas da esperança”. O encontro é realizado na cidade de Bogotá, na Colômbia, entre os dias 5 a 8 de março.

O objetivo do evento é analisar o momento e os desafios do mundo das migrações e a respetiva ação missionária MSCS, partilhando e sistematizando conhecimentos, experiências e objetivos, de forma a qualificar o serviço e fortalecer o protagonismo dos sujeitos envolvidos na mobilidade humana.

O Seminário se propõe a aprofundar as estratégias de atuação, a partir da ação concreta no contexto atual, em um processo circular e dialógico de reflexão, a partir da ação direta, da visão e das diferentes nuances e perspectivas da experiência acumulada pela Congregação Scalabriniana, através de seus membros e colaboradores/as. Além disso, o evento prevê a análise de práticas e o aprofundamento dos temas afins, em perspectiva pluridisciplinar e intercultural, com a participação direta das próprias Irmãs e de assessorias convidadas.