O grupo que está acolhido na Casa Bom Samaritano se emocionou ao ver fotos de amigos e compatriotas

O grupo de venezuelanos refugiados que se encontram acolhidos na Casa Bom Samaritano, em Brasília, tiveram a oportunidade de visitar a exposição fotográfica Acolhidos no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, na última semana. A iniciativa faz parte do projeto Acolhidos Por Meio do Trabalho.

A oficial de mobilização comunitária e voluntariado do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Bianca Cunha, acompanhou os sete migrantes durante a visita. Segundo ela, os acolhidos se emocionaram e ficaram felizes ao ver fotos de rostos conhecidos por eles. “Quando entramos na exposição, começaram a falar ‘Eu conheço ele!’ ou ‘Olha minha amiga!’. Não conseguiam acreditar no que estavam vendo. Não apenas por verem rostos conhecidos, mas também porque não sabiam do tanto que são importantes, assim como sua história, até verem que estavam sendo representados na exposição em Brasília. Um dos acolhidos me disse que foi, nesse momento, que tudo fez sentido a ele. Foi na exposição que relembrou cada passo que deu, toda a sua trajetória desde a Venezuela até o Brasil”, afirmou Bianca.

Durante a visita, o grupo fez questão de fazer registros ao lado das fotos dos amigos. Além disso, Bianca conta que, ao assistir o vídeo de imagens das equipes que atuam no estado de Roraima, todos ficaram emocionados.

“O momento que mais me marcou foi quando me aproximei de um acolhido, que estava parado olhando fixamente uma foto na exposição, e perguntei como ele se sentia naquele local. Ele me respondeu ‘eu nunca imaginei que seria imigrante’. Quando começou a chorar, me emocionei junto e o abracei. Ele afirmou que olhar para aquelas imagens o lembrava de toda a sua trajetória e que jamais pensou que passaria por tudo aquilo em sua vida. Porém, agora é muito grato por todo o acolhimento que recebeu no Brasil”, relatou Bianca.

Ao término da visita, foi realizado um piquenique e uma roda de conversa para ouvir os venezuelanos. “Foi uma tarde em que experienciaram algo que não sentiam havia muito tempo: a sensação de serem importantes e vistos e, talvez, até um certo orgulho de serem migrantes e do caminho que percorreram até aqui”, finalizou Bianca.

Projeto Acolhidos
A mostra Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil faz parte do projeto Acolhidos por meio do trabalho, implementado há dois anos pela AVSI Brasil e Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) que visa, entre outras ações, apoiar a interiorização de refugiados e migrantes venezuelanos que estão em centros de acolhida, em Boa Vista (RR), para outras cidades brasileiras, onde há oportunidades de trabalho.

O projeto conta com a parceria da Fundação AVSI e AVSI-USA e é financiado pelo Departamento de População, Refugiados e Migração (PRM) do Governo dos Estados Unidos, além do apoio institucional da Casa Civil da Presidência da República, da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e de entidades da sociedade civil que atuam na temática do refúgio e da migração.

Desde que foi implementado, o projeto Acolhidos realizou a interiorização voluntária de 1.084 venezuelanos, de Roraima para nove estados brasileiros e o Distrito Federal, sendo que 519 foram contratados por empresas parceiras.

Fonte: AVSI Brasil