18 de dezembro – Dia Internacional do Migrante! Esta data foi declarada em 1990 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), marcando a data em que foi aprovada a Convenção Internacional sobre a Proteção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e Membros de Suas Famílias.
A cada ano, a data nos ajuda a destacar as contribuições dos cerca de 272 milhões de migrantes, ali incluídos os 79,5 milhões de pessoas forçadas a deixarem suas casas para fugir da violência, perseguições, violações de direitos humanos ou ainda situações de graves distúrbios na ordem pública local.
Contribuindo para sensibilizar-nos cada vez mais por esta causa, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) está promovendo várias ações com migrantes e refugiados, em Brasília e em Roraima:
Dias 19 e 20/12 | Natal das crianças migrantes e refugiadas em Brasília, em parceria com várias outras organizações;
Dia 19/12 | Natal com as crianças de etnia warao (celebração com a comunidade) em Brasília;
Dia 22/12 | Lançamento do Projeto Angel Gabriel em Brasília (O projeto já funciona há mais de 1 ano em Roraima, com ações em Boa Vista e em Pacaraima);
Dias 22 e 23/12 | Programa “Alegremos nossas crianças migrantes e refugiadas”, em Roraima, atividade em parceria entre IMDH Solidário (RR) e Mexendo a Panela, na Paróquia da Consolata, Boa Bista (RR).
O IMDH/Irmãs Scalabrinianas deseja priorizar, este ano, a atenção às crianças migrantes e refugiadas. Inspiram-nos as palavras seguintes: “Peço a Deus que desperte no coração de todos e todas o respeito pela vida de nossos irmãos e irmãs, especialmente dos mais frágeis e indefesos, e que dê força aos que a acolhem e cuidam, mesmo quando isto exige um amor heroico”, diz Papa Francisco.
Parabéns ao IMDH por tão edificante trabalho com os migrantes. Socorro Laurentino
K bom. É o verdadeiro clima do Natal….