Por Sthael Samara

 

Papa IV Fórum

 

Sob o tema, “Integração e desenvolvimento: da reação à ação”, o VI Fórum Migração e Paz, em Roma, contou com a presença do Papa Francisco que, em sua marcante saudação na abertura do Fórum, apontou que a resposta diante da complexa realidade migratória atual é a abertura aos migrantes e refugiados, atuando para: ACOLHER, PROTEGER, PROMOVER E INTEGRAR.

“Acredito que a conjugação desses quatro verbos, na primeira pessoa do singular e na primeira pessoa do plural, é hoje uma responsabilidade, um dever que temos para com nossos irmãos e irmãs que, por várias razões, foram forçados a deixar sua pátria: um dever de justiça, de civilidade e de solidariedade” (Papa Francisco).

Clique aqui e confira o discurso do Papa em português, inglês e italiano.

Ocorrido nos dias 21 e 22 de fevereiro, em Roma, o evento contou com a presença de mais de 150 pessoas, dentre elas vários representantes brasileiros como a Madre Superiora das Irmãs Scalabrinianas, Ir. Neusa de Fátima Mariano, e a Ir. Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH). O Fórum é organizado pela Scalabrini International Migration Network, rede da qual o IMDH é membro.