Projeto “Empoderando Refugiadas” chega à 10ª edição e promove inclusão de mulheres

“Empoderando Refugiadas” é um projeto ao qual o IMDH/Fundação Scalabriniana se sente feliz em ser parceiro.

A iniciativa deste evento em Brasília, conta com a liderança do ACNUR e a parceria do Instituto Migrações e Direitos Humanos/Fundação Scalabrinainia, além de várias outras entidades.

O evento marca o início de um curso para 20 mulheres, cujo principal objetivo é a capacitação de mulheres refugiadas para favorecer sua integração no mercado laboral, seja em empregos formais, seja em iniciativas de empreendimentos autônomos de geração de renda.

Desenvolvido em âmbito nacional, o curso que ora se inicia em Brasília, celebra sua 10ª edição, sob a liderança da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). O evento contou com a presença de Irmã Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), que destacou a importância da iniciativa para a autonomia e dignidade dessas mulheres.

Ir. Rosita situou o evento no âmbito do Ano Jubilar (2025) que tem como tema “Jubileu da Esperança”. Neste sentido, destacou a “resiliência, dedicação e a esperança que move as mulheres refugiadas e migrantes para vencer as dificuldades de reiniciarem uma trajetória de vida em um novo país, dispostas a superar todos os percalços e caminhar firmes na busca de segurança e de melhores condições de vida no país que as acolhe”.

Um dos pilares do projeto, que ora está celebrando em âmbito nacional, sua 10ª edição, já começa a gerar frutos. Ao longo do período de realização das edições anteriores à que hoje marca seu início, já assegurou expressivo número de vagas de trabalho asseguradas.

O “Empoderando Refugiadas” celebra o início desta etapa em Brasília, reforçando seu compromisso com a inclusão e a dignidade de mulheres que buscam um novo lar e novas oportunidades no Brasil.