Celebramos, nesta data de 25 de outubro, 130 anos de fundação da nossa Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas. É momento de celebrar, de viver a alegria da missão que ao longo da tantos anos se confirma no caminho cujos primeiros passos foram dados por Madre Assunta e suas companheiras, sob a inspiração e iluminação do Carisma que Deus nos transmitiu através de São João Batista Scalabrini.
A celebração desta data, na atualidade, assume um significado particularmente profundo, pois inserido está em um tempo forte da Igreja e do mundo, quando os refugiados e migrantes, de todos e em todos os cantos do mundo, nos dirigem seu apelo de acolhida, sua mensagem de esperança e seu desejo de paz.
É, hoje, um dia de agradecimento. Obrigada a tantos corações abertos e braços estendidos! São milhares as pessoas que, em nosso dia a dia, ao nosso lado, muito próximas, assim como, pelo mundo afora, mesmo distantes, nos estendem a mão e nos dão força, coragem, apoio, sustento em nossa missão junto aos refugiados e migrantes.
Encontro-me em Roma, participando do evento congregacional, que se identifica como XV Capítulo Geral, e que ocorre a cada 6 anos, ocasião em que fazemos uma avaliação de nossa caminhada no último sexênio e planejamos o próximo período de 2025 a 2031. Somos 32 Irmãs, com a responsabilidade de olhar para o caminho feito e, considerando as dificuldades, os apelos, os pontos iluminadores, as perspectivas e as tendências indicadas em sondagens previamente realizadas junto às Irmãs de toda a Congregação e de assessorias especializadas, prospectar as linhas orientadoras e prioridades para a nossa missão nos próximos anos.
Vale situar que atualmente somos 452 Irmãs na Congregação, presentes em 27 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Equador, Filipinas, França, Honduras, Índia, Indonésia, Itália, México, Moçambique, Panamá, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Suíça, Taiwan e Vietnam.
Na celebração Eucarística de hoje, nossa oração foi de gratidão a Deus, a todas as Irmãs, a tantas instituições e pessoas colaboradoras, voluntárias, benfeitoras que nos deram força para chegar até onde estamos e a confiança de seguir o “caminho que se faz, caminhando”.
Gratidão imensa!
Ir. Rosita Milesi
Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)