Comitês de Saúde e Social do Grupo Mulheres do Brasil, em parceria com AVSI e IMDH, atenderam mulheres refugiadas, propiciando-lhes consultas e exames preventivos.
No último sábado, 10 de maio, uma importante ação de saúde e acolhimento foi promovida pelo Comitê de Saúde com o apoio do Comitê Social do Grupo Mulheres do Brasil. Treze mulheres refugiadas e migrantes, acolhidas pela Casa Bom Samaritano, participaram de uma manhã dedicada à prevenção e ao cuidado com a saúde feminina.
A atividade fez parte do projeto Ressignificando Vidas e da campanha “Outubro Rosa é Todo Mês”, iniciativa que reforça o compromisso permanente do grupo com a saúde da mulher, para além das datas simbólicas do calendário. Durante a ação, as participantes realizaram exames preventivos de câncer de mama e de colo do útero — um gesto de acolhimento, dignidade e promoção da saúde. A ação foi conduzida com o apoio da Dra. Lucila, das voluntárias Regiane, Cristina (do Comitê Social) e Claudia Ramalho, que também colaboraram com o transporte das participantes.
A diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Irmã Rosita Milesi, agradeceu a ação: “Foi uma linda iniciativa, com perfeita organização e exemplar atitude de acolhimento a essas mulheres refugiadas e migrantes. Uma delas, com os olhos brilhando, me disse: ‘No meu país eu não teria esta oportunidade. E fico lembrando de minha irmã que está lá e que muito precisaria da atenção que eu recebi aqui hoje’. Obrigada Comitê Social e Comitê de Saúde do Grupo Mulheres do Brasil, no DF”.