Representantes da embaixada canadense conheceram de perto o trabalho de acolhimento e integração de famílias refugiadas e migrantes venezuelanas em Brasília (DF)
A equipe de trabalhadores humanitários do centro de acolhida Casa Bom Samaritano (CBS) recebeu, no dia 27 de novembro, a visita do Embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, que veio acompanhado de sua família e de Marina Ferreira, Assistente de Protocolo, e Dulce Moldenjohua, Chefe de Gabinete.
O objetivo da visita foi conhecer as ações desenvolvidas pelo projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho, no apoio socioassistencial a famílias venezuelanas em Brasília (DF). A comitiva pode conhecer refugiados e migrantes que ali se encontram, bem como as ações e dinâmicas da Casa na acolhida e apoio às famílias venezuelanas em processo de interiorização e integração no Brasil.
Durante o encontro, os representantes da embaixada puderam conhecer as áreas do centro de acolhida e o funcionamento da Casa, desde as etapas do acolhimento até as iniciativas desenvolvidas junto aos parceiros na região. Foi apresentado aos visitantes o projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho, que articula proteção, qualificação e apoio à empregabilidade como mecanismos de promoção da autonomia e de reconstrução da vida em segurança e dignidade.
A diretora do IMDH, Ir. Rosita Milesi, acolheu os visitantes e apresentou, uma síntese do funcionamento e objetivos do Centro de Acolhida. “Acolhemos com prazer, sr. Embaixador e equipe em sua visita à Casa Bom Samaritano. Esta proximidade representa um grande apoio à Casa e aos objetivos finais do projeto. O estímulo que recebemos dos visitantes ao método de cogestão que a Casa adota é uma expressão de que vale a pena o trabalho intensivo de preparação das famílias no curto espaço de 90 dias. As atividades e a busca de trabalho para pelo menos um membro de cada família são uma expressão concreta de eficácia na integração com autonomia e em boas condições de inserção nas comunidades de acolhida das famílias”, disse Ir. Rosita.
O momento é uma oportunidade estratégica que amplia o impacto do acolhimento das famílias venezuelanas no Brasil. Segundo Graziella Guimarães, coordenadora do centro de acolhida Casa Bom Samaritano, a visita representa uma nova chance de fortalecer parcerias e promover o bem viver à comunidade de acolhida.
“Este relacionamento com a Embaixada do Canadá é essencial para fortalecer o apoio integral às famílias venezuelanas acolhidas na CBS. A parceria pode ampliar nossa capacidade de oferecer serviços qualificados, melhorar a estrutura e desenvolver ações que promovem proteção, autonomia e integração social. A Embaixada poderá contribuir com apoio técnico, institucional e potencialmente financeiro, além de agregar credibilidade e ampliar nossa rede de cooperação internacional”, comenta a Graziella.
A visita reforça o compromisso da Casa Bom Samaritano com a articulação de redes de cooperação no contexto humanitário, a promoção de um diálogo diplomático e a construção de soluções conjuntas para garantir direitos, promover dignidade e ampliar oportunidades para pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em situação de vulnerabilidade.
