Equipe do IMDH participa de treinamento sobre Direito Migratório promovido pela OIM e Ministério da Justiça

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) participou, nos dias 3 e 4 de agosto, do curso “Treinamento sobre Direito Migratório Brasileiro”, realizado pela Organização Internacional para as Migrações (OIM) em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Representaram o IMDH no curso Supatra Prayonghon, assistente de proteção, e Maria Celeste Pitanga Latini, colaboradora voluntária da instituição, além de Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH.

“O IMDH tem como uma de suas atribuições centrais apoiar e orientar migrantes e refugiados a fim de que possam se documentar e viver legalmente no Brasil. Em toda sua trajetória de mais de duas décadas, a orientação jurídica tem sido a dimensão que assegurou a milhares de pessoas condições de acesso ao trabalho e às políticas públicas vigentes no país”, afirma Ir. Rosita.

Segundo ela, a qualificação da equipe de atendimento é também um dos objetivos permanentes do Instituto — motivação que orientou a participação de Supatra e Maria Celeste no curso.

Ao longo dos dois dias, foram abordados temas como regularização migratória, refúgio, naturalização, nacionalidade e direitos das pessoas migrantes, conteúdo que subsidia diretamente o atendimento prestado pelo IMDH às pessoas que procuram o Instituto mensalmente. Para Ir. Rosita, o curso representou ainda uma oportunidade de aproximação entre os participantes, fortalecendo a articulação entre as instituições que atuam na proteção e no acolhimento de migrantes e refugiados no Brasil.

Assistente de proteção do IMDH, Supatra Prayonghon avalia a participação do instituto no curso:

“Foi um espaço muito importante de aprendizado, diálogo e troca de experiências, contribuindo para fortalecer nossa atuação e oferecer um atendimento cada vez mais qualificado, humanizado e comprometido com a garantia dos direitos das pessoas migrantes e refugiadas.”