Fraternidade viva: Irmãs Scalabrinianas visitam IMDH e Casa Bom Samaritano

Na última sexta-feira, 11 de abril, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) recebeu a visita de Ir. Vicentina Roque dos Santos, conhecida como Ir. Tina, e Ir. Rosane Rosa. As visitantes foram acolhidas pela diretora do Instituto, Ir. Rosita Milesi, que apresentou o histórico, a missão e o funcionamento do IMDH, destacando as intensas demandas enfrentadas no atendimento a refugiados e migrantes, tanto em Brasília quanto em Roraima, onde o Instituto mantém uma extensão.

Durante a visita, as Irmãs também participaram de um momento de convivência fraterna com a comunidade, Ir. Rosa Maria Zanchin, Ir. Claudina Scapini e Ir. Rosita, partilhando experiências, desafios e reflexões sobre a missão junto às populações migrantes e refugiadas, além das perspectivas sobre a mobilidade humana na atualidade.

Após a visita, Ir. Tina enviou uma mensagem à diretora e à comunidade do IMDH expressando sua gratidão: “Estou muito feliz em ter visitado a sede do IMDH e a comunidade das Irmãs e encontrar tudo muito lindo… Lugar aconchegante, maravilhoso! Gratidão imensa.”

As Irmãs também conheceram a Casa Bom Samaritano, centro de acolhimento a famílias migrantes e refugiadas, inserido no projeto “Acolhidos por meio do Trabalho”, realizado em parceria entre o IMDH, AVSI Brasil e a CNBB. Atualmente, a Casa abriga 63 pessoas, sendo 37 delas crianças e adolescentes.

Em agradecimento pela visita, Ir. Rosita expressou: “Muito obrigada, ir. Tina e Rosane! Nós estamos muito agradecidas pois nos dá grande alegria sempre que as irmãs nos visitam e conhecem o trabalho do IMDH e da Casa Bom Samaritano. Toda a missão exige dedicação e busca de apoios. Deus sempre move corações generosos e neste contexto, agradecemos os colaboradores e colaboradoras, os/as voluntários/as e sempre a graça de Deus. A visita de vocês muito nos alegrou. Gratidão!”