Prêmio Estrelas do Diálogo reconhece personalidades que fortalecem as relações interculturais no Brasil

Ir. Rosita Milesi, Scalabriniana e diretora do IMDH, vai receber o “Prêmio Diálogo Social”. A cerimônia acontece dia 17/3, em São Paulo, e irá reunir convidados para prestigiar os premiados do ano, entre eles Carlinhos Brown, Carlos Nobre e Natuza Neri, além de líderes religiosos, educadores e ativistas.

Promovido pelo Instituto Pelo Diálogo Intercultural, o Prêmio Estrelas do Diálogo chega a 2ª edição em cerimônia que acontece no dia 17/3, no Hotel Renaissance (SP). O Evento espera reunir os convidados do Instituto Pelo Diálogo Intercultural para celebrar os destaques das 6 categorias dessa edição. As personalidades, que foram escolhidas pelos conselheiros e apoiadores do Instituto, tem em comum sua atuação para o fortalecimento das relações interculturais no Brasil.

“Em um mundo cada vez mais polarizado, é importante reconhecer e valorizar aqueles que se dedicam a promover o diálogo, o respeito e o entendimento mútuo. Ao homenagear essas pessoas, esperamos inspirar mais diálogos significativos que possam realmente fazer a diferença em nossas vidas e comunidades”, ressalta Mustafa Goktepe, presidente do Instituto pelo Diálogo Intercultural.

Estrelas do Diálogo carrega o legado do tradicional Prêmio Centro Cultural Brasil-Turquia, organizado, até 2018, pela entidade que levava o mesmo nome. A partir de 2020, quando o Centro Cultural passou a se chamar Instituto pelo Diálogo Intercultural, a premiação Estrelas do Diálogo ganhou novo formato, focado no reconhecimento de personalidades que promovem o Diálogo entre diferentes esferas da sociedade brasileira seja político, cultural, educacional, artístico etc.

Veja a seguir as categoriais e os nomes premiados na edição 2025 do Estrelas do Diálogo:
Categoria Diálogo Político e Cultural: Ana Carolina Evangelista, acadêmica; e Sérgio Fausto, cientista político;
Categoria Diálogo Inter Religioso: Pastora Romi Márcia Bencke, religiosa; e Sheik Muhammad Al-Bukai, líder religioso;
Categoria Diálogo pelo Jornalismo: Fernando de Barros e Silva, jornalista e apresentador; e Natuza Nery, jornalista e comentarista política;
Categoria Diálogo Social: Irmã Rosita Milesi, ativista na defesa dos direitos de imigrantes e refugiados; e Maria Rita Pontes, jornalista e ativista;
Categoria Diálogo pela Educação e Ciência: Carlos Nobre, cientista; e Débora Garofalo, professora;
Categoria Diálogo pelas Artes: Rosana Paulino, artista visual e educadora; e Carlinhos Brown, cantor, compositor, músico e artista.

Sobre o Instituto Pelo Diálogo Intercultural
O Instituto pelo Diálogo Intercultural é uma instituição brasileira não-governamental fundada com a missão de promover o diálogo intercultural, a compreensão mútua, estimular o pensamento e a empatia, incentivar a troca de opiniões, informações e experiências. Continuação do Centro Cultural Brasil-Turquia, inspirado no Movimento Hizmet, que começou com os ensinamentos e o exemplo do erudito muçulmano e defensor da paz Sr. Fethullah Gülen, visa contribuir para o pluralismo, a construção da paz, a resolução de conflitos, o diálogo intercultural, a promoção dos valores universais humanos, a harmonia e a justiça sociais, os direitos civis e a coesão na sociedade por meio de encontros, workshops, painéis, palestras, conferências, eventos solidários, publicações e outras atividades.