Em junho de 2019, os pais de Angel Gabriel procuraram um Cartório em Boa Vista para fazer o registro de óbito deste anjinho, com 2 anos da idade. O fato já profundamente triste em si, choca mais ainda ao constatar que a causa da morte foi desnutrição. A criança, podemos dizer, morreu de fome. Isto moveu mentes e corações para “fazer algo pelas crianças migrantes e refugiadas para evitar a desnutrição e suas graves consequências”.

Alguns amigos anônimos querendo fazer algo entram em contato com Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH. Deste encontro nasce o projeto Angel Gabriel que busca distribuir kits nutrição para bebês, na fase pós-amamentação.

Em novembro de 2019, já se alcançava o fornecimento e distribuição de 500 kits por semana. Em dezembro, em novo contato com a equipe de apoio financeiro, que prefere manter-se no anonimato, aumenta-se para 530 kits semanais, sendo que a partir de janeiro de 2020, 30 kits por semana passaram a ser distribuídos pelo IMDH Solidário, a mães ou responsáveis por crianças com idade entre 6 meses e 3 anos, atendidas no Instituto ou outras em situação de alta vulnerabilidade.

Objetivo geral

Propiciar a crianças migrantes ou refugiadas, particularmente na idade entre 6 meses e 3 anos, itens de nutrição e higiene, para suprir a falta de nutrientes por que passam nesta fase de tenra idade, bem como orientar as mães sobre os cuidados necessários a fim de suprir parte da necessidade alimentar e reduzir os riscos de desnutrição ou asseio das crianças.

Objetivos específicos

  • Colaborar na articulação e contato com doadores para obtenção dos recursos necessários para a aquisição dos produtos que compõem o kit Angel Gabriel;
  • Propiciar orientação às mães ou responsáveis sobre a importância não apenas da alimentação, sobretudo da nutrição das crianças especialmente na tenra idade;
  • Facilitar o fornecimento de alguns produtos básicos para nutrição das crianças;
  • Facilitar o fornecimento de itens básicos de higiene para evitar que as crianças sofram com assaduras;
  • Colaborar para minimizar os efeitos das carências a que ficam expostas as crianças nos processos migratórios, sobretudo nos casos de maior vulnerabilidade.

Abrangência do projeto

Crianças sem fronteiras, do IMDH, abrange Roraima e o Distrito Federal e inclui atividades pontuais e duas ações permanentes: Bebês a caminho e Kit “Angel Gabriel” para crianças migrantes e refugiadas.

Quer ajudar?

Entre em contato pelo e-mail imdh@migrante.org.br