No dia 21 de maio, a equipe do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas acompanhou a entrega de eletrodomésticos que vão colaborar com a geração autônoma de renda para migrantes e refugiados. A venezuelana Gladys Elini Rivas Garcia recebeu os equipamentos, adquiridos pelo IMDH a partir do “Projeto Oportunidades: Construindo Pontes”, implementado pela OIM e IMDH, com o apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).
Gladys trabalha com confeitaria na produção de doces e salgados. Casada com Reny Jose Ortega, técnico em comunicações, moram em Brasília desde 2017, e têm 4 filhos. Para se profissionalizar, Gladys está concluindo um curso de confeiteira no SENAI, em Taguatinga (DF). “Estou fortalecendo a minha aprendizagem para que minha empresa seja um grande sucesso”. Para ajudar a impulsionar seu empreendimento, Gladys recebeu um conjunto de equipamentos essenciais para viabilizar o seu projeto de geração autônoma de renda, que lhe permitirá prover renda familiar e favorecer o sustento da família.
Construindo pontes
O projeto Oportunidades tem o objetivo de contribuir para a integração econômica sustentável de venezuelanos e migrantes de países vizinhos ao Brasil, para promover o trabalho autônomo e o empreendedorismo.
Entre suas atividades, está o fornecimento de suporte financeiro, mentoria e orientação para registro como Microempreendedor Individual (MEI), ou outras modalidades, considerando propostas estruturadas de geração autônoma de renda, com atenção especial às propostas apresentadas por mulheres e grupos de migrantes.
Através do apoio financeiro, denominado “capital semente”, cada iniciativa recebe um valor, com limite previamente estabelecido, para incentivar a ampliação do negócio. São realizadas entrevistas com os migrantes para avaliar suas competências e a viabilidade do projeto que tem em vista desenvolver. Se necessário, receberá orientação para aprimorar sua proposta a fim de que seja o mais realista possível.