A XXIII Conferência Sul-Americana sobre Migrações, sob a coordenação da Presidência Pro Tempore da República Federativa do Brasil, foi oficialmente iniciada hoje, em Brasília, com o tema central ” Protegendo e integrando os Migrantes na nossa região”.
A sessão de abertura contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que saudou os participantes e destacou a atuação do Brasil durante seu período na presidência pro tempore. O Ministro também anunciou que a próxima presidência será exercida pelo Uruguai.
Diante da crescente intolerância em relação aos migrantes, o Ministro Mauro Vieira sublinhou a importância da integração latino-americana para que os países avancem em conjunto em ações concretas de acolhimento.
Em sua fala, o Ministro destacou a publicação de materiais importantes como o “Aqui é o Brasil” e o “Guia do Retorno”, com os quais o governo “espera contribuir para o recomeço seguro, digno e proveitoso de nossos e nossas migrantes”.
IMDH na Conferência
O evento conta com a participação de Ir. Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e renomada defensora da causa migrante e refugiada.
Sobre a importância da Conferência, Ir. Rosita Milesi ressaltou: “É fundamental que os países da região se reúnam e reforcem o compromisso com a proteção e a integração dos migrantes. O tema central, ‘Protegendo e integrando’, não é apenas um título, mas uma urgência humanitária e um imperativo de direitos humanos, especialmente em um contexto de intolerância. Precisamos transformar acordos em ações que garantam dignidade e oportunidades reais para quem é forçado a migrar, a abandonar seu país e refugiar-se em outro”.
A participação da diretora do IMDH na Conferência reforça o papel da sociedade civil no diálogo com os governos sobre políticas migratórias mais humanas e inclusivas.