A Rede Clamor, formada por mais de cinquenta organizações católicas que trabalham, a partir da fé, pela defesa e promoção dos direitos humanos dos migrantes, refugiados e pessoas deslocadas na América Latina e no Caribe, realizou de 24 a 29 de setembro a sua VII Assembleia Geral, na cidade de Bogotá, Colômbia.
Este ano, com a temática “Deus caminha com o seu povo”, a Assembleia aprofundou a compreensão de caminhar juntos, para servir os irmãos migrantes, refugiados, pessoas deslocadas e vítimas de tráfico de seres humanos e construir com eles a cultura do encontro.
Representando o Brasil, participaram dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, Ir. Rosita Milesi, representando a coordenação da Rede CLAMOR Brasil e a Fundação Scalabriniana, além de representantes da Cáritas e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribe.
Outros dois importantes eventos entrelaçados aprofundam também a experiência para que os participantes caminhem juntos, como o Encontro Internacional em Migração e Asilo “migraram” e o 110º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado.
Texto de trabalho
Como todos os anos, uma Comissão ajudou a redigir o “Documento de Análise de Contexto Migratória” em preparação para a Assembleia. Nesta ocasião, o documento trabalha as alegações que em 2024 foram identificadas como os sinais dos tempos que “nos convocam em particular para dar uma resposta como Rede”.
O documento é desenvolvido em três partes. Em sua primeira parte, traz um olhar geral sobre a realidade da migração, refúgio, deslocamento e tráfico de pessoas na América Latina e no Caribe.
Na segunda parte, em um quadro, informações e dados estatísticos do principais elementos dos gritos identificados na VI Assembleia.
A última parte do texto é uma breve apresentação dos documentos: “Novos contextos migratória desde a pandemia: uma visão estatística da América Latina e do Caribe”, elaborada pelo Centro de Gestão do Conhecimento do CELAM, e o outro é um excerto do relatório do VI Reunião Anual do Grupo de Trabalho da Venezuela.
Visita à realidade de migração em Bogotá
Além da riqueza da assembleia da Rede CLAMOR LAC e do evento MigraRed que reuniu mais de 100 pessoas de 32 países, os participantes tiveram a oportunidade de visitar uma região nas periferias de Bogotá. Ali migrantes e refugiados, especialmente venezuelanos, construíram suas “casas” em locais insalubres, sem infraestrutura, de difícil acesso, em precaríssimas condições. “Neste contexto, tivemos a alegria de conhecer uma imensa obra da congregação dos Salesianos (Dom Bosco) que atende em torno de 1.100 jovens e que oferece suporte admirável as famílias e àquela ampla comunidade. Um exemplo de amor, dedicação, criatividade acolhida e esperança de dias melhores, grande obra apoiada pelo Santuário del Niño Jesus”, destacou Ir. Rosita.
A religiosa também partilhou sobre a experiência de encontro com os padres e seminaristas Scalabrinianos. “Tivemos também a agradável oportunidade de um encontro de convivência fraterna muito feliz com a comunidade do seminário dos Padres Scalabrinianos. Foi muito animador encontrar tanto os nossos irmãos padres Scalabrinianos quanto os nossos irmãos seminaristas procedentes de diferentes países que se preparam para o sacerdócio na missão junto aos migrantes e refugiados. Juventude alegre e futuro promissor”.
Colaboração: CNBB