Renovação de parceria entre CNBB, AVSI Brasil e IMDH favorece a continuidade da Casa Bom Samaritano

O centro de acolhida é um espaço dedicado a famílias venezuelanas em Brasília (DF), com foco no desenvolvimento social e na preparação para a integração socioeconômica

Representantes da AVSI Brasil e do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) estiveram em reunião, nesta última sexta-feira (10/10), com membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para reafirmarem parceria por meio de um termo aditivo de contrato entre as organizações. A renovação do acordo estende a utilização do imóvel do centro de acolhida para refugiados e migrantes venezuelanos Casa Bom Samaritano (CBS) até abril de 2027.

Na ocasião, a renovação do acordo foi discutida entre Fabrizio Pellicelli, diretor-presidente da AVSI Brasil, Dom Ricardo Hoeeper, Secretário-Geral da CNBB, Irmã Rosita Milesi, Diretora do IMDH, Padre Leandro Megeto, Subsecretário-Adjunto Geral da CNBB, Graziella Guimarães, coordenadora da Casa Bom Samaritano/AVSI Brasil e Jéssica Monteiro, coordenadora de projeto/AVSI Brasil.

Inaugurada em fevereiro de 2021, a Casa Bom Samaritano já acolheu mais de 230 famílias refugiadas e migrantes venezuelanas até setembro deste ano, propiciando a formação com foco ao desenvolvimento humano e preparação para a integração socioeconômica no Brasil através de ações do projeto Acolhidos Por Meio Do Trabalho. Um dos pontos importantes incentivados na CBS é a inserção laboral de pelo menos uma pessoa de cada grupo familiar, a fim de promover condições de recursos e autonomia para a manutenção da família após a saída da CBS.

Durante o encontro, a equipe do projeto Acolhidos apresentou a Dom Ricardo e a Pe. Leandro um informe sobre a manutenção atual da CBS e as perspectivas de continuidade do projeto para os próximos anos.

Dom Ricardo destacou a importância da atenção às crianças, sempre presentes em grande número na Casa. Assegurar o acesso à escola, o cuidado da saúde, a formação, os espaços lúdicos, são aspectos fundamentais que a CNBB recomenda. Comunicou também que futuramente a Campanha da Fraternidade será dedicada às crianças e solicitou indicações de organizações e instituições que atuam especificamente nesta área, ou seja, à população infantil para colaborarem na preparação desta ampla ação.

Reforçando o compromisso de acolher, proteger, promover e integrar, Fabrizio Pellicelli comentou sobre a importância da Casa Bom Samaritano para a integração e autonomia de famílias refugiadas e migrantes vindas da Venezuela.  “A Casa Bom Samaritano é um exemplo da generosidade acolhedora da CNBB e do povo brasileiro, permitindo a integração socioeconômica de refugiados e migrantes venezuelanos e fortalecendo a solidariedade da comunidade de acolhida em Brasília”, destaca Pellicelli.

Ir. Rosita expressou agradecimentos à CNBB pela oportunidade de dar continuidade a ações que promovem os direitos humanos para famílias imigrantes que estão no país, em conjunto com AVSI Brasil. “A educação e formação das crianças e jovens, considerando também a dimensão do cuidado com a natureza, é cumprir o mandato do Senhor e construir condições de acolhida fraterna, de amor aos mais vulneráveis, como são os refugiados e migrantes, e de um futuro sustentável”, declarou.

A renovação da parceria reafirma o compromisso conjunto entre a CNBB, AVSI Brasil e IMDH em fortalecer ações voltadas à proteção e promoção da dignidade humana. Por meio da Casa Bom Samaritano, as instituições contribuem com o acolhimento e promovem oportunidades de integração para famílias vulneráveis.