Representantes de Embaixadas e IMDH se reúnem para fortalecer rede de apoio a migrantes e refugiados

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) recebeu, nesta terça-feira (10), representantes das embaixadas da Guatemala, Honduras, República Dominicana e Uruguai para uma reunião de apresentação institucional e diálogo sobre possibilidades de parcerias voltadas ao atendimento e à proteção de pessoas migrantes e refugiadas. A reunião ocorreu a pedido das Embaixadas, com o objetivo de obter informações sobre serviços disponíveis para migrantes e refugiados no IMDH e na rede social do Distrito Federal.

O encontro foi conduzido pela Irmã Rosita Milesi, diretora do IMDH, que compartilhou materiais produzidos pelo instituto para apoiar a orientação aos refugiados e migrantes que buscam o IMDH, sendo um dos principais pontos a informação sobre os serviços que o IMDH disponibiliza e os benefícios previstos nas políticas públicas disponíveis para esta população: acesso à assistência social, possibilidades de regularização migratória, acesso à educação, ao trabalho e documentação em geral.

Além da exposição e comentários sobre a atuação do IMDH e os diversos serviços que disponibiliza, a reunião foi também uma interlocução com os participantes para esclarecer, de forma direta, situações fáticas e demandas que ocorrem frequentemente com os migrantes e refugiados que chegam tanto nas embaixadas quanto no próprio IMDH. A interação entre o Instituto e as Embaixadas é muito profícua e visa somar a colaboração de uns e de outros para suprir as necessidades dos próprios migrantes e muitas vezes também das carências e limitações dos serviços públicos para esta população.

Ir. Rosita destacou que “o Instituto Migrações e Direitos Humanos, atua diretamente na atenção e na integração de migrantes e refugiados em nosso país, particularmente na parte da documentação, pois consideramos fundamental que possam viver em situação regular no país para que se sintam em segurança e tenham acesso aos benefícios e direitos assegurados na legislação”.

Na parte final da reunião, a diretora colocou à disposição dos participantes e das embaixadas a Cartilha Multilíngue — informativo com noções básicas para comunicação em português, inglês, francês, kreyòl e espanhol — e um flyer do Projeto Nansen. Comentou, brevemente, sobre este projeto que trata da relação entre as mudanças climáticas e os deslocamentos humanos, cada vez mais provocados por fatores relacionados ao desequilíbrio ecológico.

Ao final, as representações diplomáticas se colocaram à disposição para construir alianças em casos enfrentados cotidianamente no atendimento a seus nacionais, reforçando a importância do trabalho em rede para garantir direitos e ampliar a proteção a pessoas migrantes e refugiadas no Brasil.