O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) é uma associação sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, vinculada à Fundação Scalabriniana, da Congregação das Irmãs Scalabrinianas.
O IMDH dedica-se ao atendimento jurídico e socioassistencial, à acolhida humanitária e à integração social e laboral de pessoas migrantes, solicitantes de refúgio, refugiadas e apátridas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. Além da sede na capital federal, o IMDH tem uma extensão em Boa Vista/Roraima (o IMDH Solidário) que se dedica ao atendimento a mulheres e crianças migrantes e refugiadas, com ações que abrangem também o município fronteiriço de Pacaraima.
Em âmbito nacional, desde 2004, o Instituto articula a Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), que reúne cerca de 60 instituições da sociedade civil de todas as regiões do Brasil.
Atua, ainda, em esferas decisórias de proteção de direitos e propositura de políticas públicas, no Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE).