O IMDH

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), fundado em 1999, é uma entidade social sem fins lucrativos, filantrópica, cuja missão é promover o reconhecimento da cidadania plena de migrantes e refugiados, atuando na defesa de seus direitos, na assistência sócio-jurídica e humanitária, em sua integração social e inclusão em política públicas, com especial atenção às situações de maior vulnerabilidade. É vinculado à Congregação da Irmãs Scalabrinianas e atua em parceria com várias organizações da sociedade, especialmente com as aproximadamente 50 entidades integrantes da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados, que o próprio IMDH articulou.

Inspira-se nosprincípios que norteiam a missão das Irmãs Missionárias de S. Carlos Borromeo - Scalabrinianas. A Congregação nasceu da intuição profética do "Pai dos Migrantes", João Batista Scalabrini (foto), Bispo de Piacenza, Itália, nas últimas décadas do século XIX. 

Scalabrini, diante da dramática situação dos migrantes que abandonavam a Itáliar umo às Américas, sensibilizou-se de  tal maneira com aquelas multidões que deixavam sua Pátria que, entre várias outras iniciativas em favor dos migrantes,  fundou a Congregação dos Missionários de São Carlos, em 1887, e a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos  Borromeo, em 1895.

Scalabrini traçou um projeto de evangelização e deixou aos seus e suas seguidoras uma herança de espiritualidade e missão para seguir atuando, solidários na cotidiana itinerância, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos migrantes e dos refugiados, sendo ponte entre as diferenças, nas diversas realidades em que a sociedade se encontra.

Em S. Paulo (Brasil), as primeiras Irmãs lançaram o alicerce da ação feminina em favor dos migrantes, principalmente os órfãos, filhos dos imigrantes italianos que chegavam às levas em território brasileiro. Desde então, a Congregação desenvolve sua ação pautada no Evangelho vivo, feito serviço junto aos irmãos e irmãs em mobilidade, compartilhando com eles e elas, através de diversificadas presenças pastorais, as dores e alegrias, as buscas e conquistas, a esperança e a fé.

Neste espírito e voltado aos mesmos objetivos, o IMDH surgiu para ser uma presença atuante nesta causa  e  oferecer sua contribuição na reflexão, sensibilização da sociedade e  ação em defesa dos direitos  humanos  de  migrantes e refugiados. (Foto: Equipe do IMDH    com representantes da Administração da    XXIII  Região  de  de Brasília, a Vila Varjão).

"Para o migrante, pátria é a terra que lhe dá o pão" (J. B. Scalabrini)

Instituto Migrações e Direitos Humanos