Arquidiocese de Brasília realiza missa de abertura da fase Arquidiocesana do Sínodo 2021-2023

Na manhã deste domingo, 17 de outubro, foi realizada na Catedral de Brasília a celebração eucarística de abertura da fase Arquidiocesana do Sínodo 2021-2023, que tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”

Em sua Homilia, o Arcebispo de Brasília, dom Paulo Cezar Costa, destacou as três palavras que Papa Francisco apresenta como norteadoras nesta vivência sinodal:

Encontrar: na oração incessante encontrar-nos com Deus e a partir dele, encontrar os irmãos e irmãs. Manifestou sua alegria ao ver, em celebrações e momentos de oração que, superada uma fase crítica da pandemia COVID-19, as pessoas estão voltando às celebrações presenciais, locais de encontro e de oração.

Escutar: esta etapa do Sínodo quer ser um grande momento de escuta, ouvir a voz do povo, ouvir o que as pessoas têm a dizer, dar-lhe importância, dar-lhe espaço, escutar com tempo, com carinho, com zelo, o que as pessoas querem dizer-nos como Igreja, como fieis, como povo sedento de Deus, como pessoas, indivíduos que desejam ser escutados em sua necessidade, em sua esperança, em sua angústia, em seus anseios, em suas aspirações e proposições.

Discernir: refletir e discernir o que o Senhor está nos dizendo, o que está nos suscitando, o que Ele está nos inspirando. E a vontade de Jesus que deve nos orientar, que deve sinalizar qual caminho devemos seguir como pessoa, como comunidade, como Igreja que serve, assim como Ele veio para servir.

Viver a sinodalidade = caminhar juntos

Sobre o Sínodo 2021-2023
A Igreja no Brasil já inicia a sua preparação para contribuir na realização da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, previsto para ocorrer em outubro de 2023.

Convocado pelo Papa Francisco, o próximo sínodo terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O processo inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial. Universal.

Acompanhe a missa transmitida ao vivo pelas redes sociais: