Pelos relevantes serviços prestados no acolhimento de migrantes e refugiados, Ir. Rosita Milesi, religiosa da Congregação das Irmãs Scalabrinianas e diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), foi homenageada com a “Medalha do Exército Brasileiro”.

A solenidade de entrega foi realizada em Boa Vista, capital de Roraima. A Medalha Exército Brasileiro tem a finalidade de distinguir cidadãos e instituições civis, brasileiros ou estrangeiros, (…) que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e bom nome da instituição.

Ir. Rosita Milesi, em sua fala de agradecimento, estende o reconhecimento muito além de seu âmbito de atuação: “Não me vejo merecedora desta distinção, contudo a aceito para dividi-la com todos aqueles e aquelas que fazem parte desta jornada humanitária de acolhida à migração venezuelana e que ajudaram a constituir, dinamizar e viabilizar os propósitos da Operação Acolhida. Ao General Sergio Schwingel, Comandante da Operação desde 31 de agosto de 2021, expresso meu agradecimento, extensivo a quem o precedeu nesta missão e a toda sua equipe. As boas relações, o diálogo, e a soma de forças ampliam o alcance coletivo e minimizam a limitada capacidade individual, potencializando resultados e avanços em benefício da causa e das pessoas a quem nos dedicamos e com quem, em conjunto, crescemos”.

A homenageada também destacou que a migração é uma oportunidade e não um problema. “A migração é uma oportunidade para que nós, brasileiros e brasileiras, exercitemos nossa solidariedade e coloquemos em prática nossa capacidade de acolher, proteger, promover e integrar estas pessoas que chegam necessitadas de apoio, mas portadoras de capacidades, talentos, cultura e riqueza humana”, destacou a diretora do IMDH.

Histórico de atuação com migrantes e refugiados
No contexto humanitário da migração venezuelana, Ir. Rosita tem se dedicado ao serviço junto a esta população desde fins de 2016, passando a estender sua atuação em Pacaraima e Boa Vista, no Estado de Roraima. A instalação do IMDH Solidário, em Boa Vista, faz parte desta caminhada. Sempre em articulação e apoio com as organizações locais, particularmente a Diocese de Roraima, viu ampliar-se generosamente o número de atores humanitários na região, ao longo dos últimos anos.

Nesta jornada, a diretora do IMDH, não mediu esforços para estar presente, atuar e sobretudo colaborar na implementação de iniciativas para avançar em estruturas e políticas de atenção, assistência, documentação e interiorização de pessoas migrantes e refugiados venezuelanas. Manifesta, com reconhecimento, que teve a oportunidade de aprender muito e também de oferecer seu trabalho no conjunto das organizações sociais e organismos internacionais que somaram seu aporte ao Governo Federal, sob a coordenação do Exército Brasileiro, na criação da Operação Acolhida.

Sensibiliza-se pela causa da migração
Ir. Rosita reitera que estes anos de atuação junto a tantos atores sociais, governamentais e não-governamentais, com destaque à liderança do Exército Brasileiro, em favor dos migrantes e refugiados venezuelanos, foram para ela um aprendizado, uma oportunidade de crescimento e de maior sensibilização por esta causa humanitária que norteia sua vida como legado do Fundador da Congregação das Irmãs Scalabrinianas, São João Batista Scalabrini.