No encerramento da Semana do Migrante, em Brasília, a comunidade Nossa Senhora Aparecida, do Itapoã, foi um momento marcante, acompanhando celebrações ocorridas em outras comunidades da Arquidiocese. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Jackson Melbin, missionário migrante indiano e dinamizada pela vibrante equipe da Pastoral do Migrante e do Refugiado (PAMIRE), do Itapoã, a qual já completa 17 anos de atuação.
A abertura da celebração trouxe presente o tema “migração e Casa Comum”, e o lema “Alarga o espaço de tua tenda” (Is. 65,2) e destacou o apelo do Papa Francisco, lembrando as palavras sempre atuais que pedem ao povo e às comunidades que acolham, protejam, promovam e integrem aqueles e aquelas que foram forçados a deixar sua terra, sua pátria, devido às guerras, à fome, à miséria, às perseguições e às questões ambientais.
Na oração da Semana do Migrante, somos chamados a pedir a Deus “desperta em nós a solidariedade e a capacidade de alargar a nossa tenda para acolher e integrar os migrantes e os refugiados, nossos irmãos e irmãs”, e lembrando sempre que, em conjunto, devemos cuidar da nossa Casa comum, a Mãe Terra.
Ir. Rosita, Diretora do IMDH/Fundação Scalabriniana e que integra a PAMIRE, participou na celebração da comunidade Nossa Senhora Aparecida, agradeceu a equipe local e os incentivou a prosseguirem com ânimo nesta caminhada pastoral. “Encerramos a Semana do Migrante e do Refugiado, mas não nosso compromisso com esta causa que é de todos e todas nós. Prossigamos, difundindo e vivenciando sempre maias a cultura do encontro, do diálogo, capaz de “derrubar muros e construir pontes”, como nos lembra Papa Francisco”, afirmou a Irmã.