O quarto e último dia do VXII Encontro da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR) aconteceu no dia 21 de outubro, de forma virtual. O tema foi “Fronteira e acolhimento a migrantes e refugiados: exposição em sentido amplo no âmbito do tema do Seminário” e também a apresentação do Acordo de Cooperação Técnica, a partir da prática da UNIVALI.
A primeira sessão foi iniciada com a exposição do Dr. Flavio Diniz, do Departamento de Migração. Em sua fala, tratou das medidas de proteção adotadas durante a pandemia, e como isso impactou diretamente na mobilidade das pessoas, principalmente com o fechamento das fronteiras. Com o avanço da vacinação, a mobilidade humana voltou, ainda que não seja no padrão do que era antes da pandemia.
Em seguida, Pablo Mattos, do ACNUR, falou sobre a condição de non-refoulement de qualquer conduta do sujeito para o lugar inseguro à vida do sujeito, assim como o seu direito para solicitação de refúgio. Segundo Pablo, a pandemia dificultou a vida, porque as barreiras de saúde limitam a vida das pessoas, e na condição do refugiado isso aumenta em vulnerabilidade, pois além de não poder prosseguir o caminho por restrição a saúde, também não se pode retornar ao seu país pelos riscos à vida.
Na segunda sessão, o professor Rafael Padilha, da Universiadde da Univalli, fez sua fala a partir da apresentação do curso de mestrado profissional internacional conjunto em direito das migrações transnacionais, no qual trouxe diversos projetos, como atendimento de migrantes, via whatsApp. Atendem em media 80 migrantes e fazem check-list da documentação para autorização de residência. O projeto tem ampliado em mais ações como: atendimento psicológico, atendimento para inserção laboral, oficinas com migrantes, curso de português como língua de acolhimento, entre outros.
Para finalizar, Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH, fez os agradecimentos aos ouvintes, palestrantes e facilitadores o encontro, e deixou uma frase significativa ao trabalho das redes “Rumo a um “nós” cada vez maior”, lembrando o tema do dia mundial dos migrantes e refugiados deste ano.