Equipe IMDH Solidário em Roraima participa de tarde de formação

Nesta segunda, 3 de outubro, a equipe do Instituto Migrações e Direitos Humanos com sede em Roraima (IMDH Solidário) participou de uma tarde de formação e capacitação, que contou com a colaboração de Ir. Valdisa de Carvalho e de Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH.

O aspecto central da formação foi a vida e atuação de João Batista Scalabrini, hoje chamado “um Santo para os migrantes e refugiados”. A canonização ocorrerá no dia 9 de outubro, em Roma.

A equipe participante do encontro realizou várias dinâmicas, coordenadas por Ir. Valdisa, e aprofundou elementos que motivam as irmãs Scalabrinianas e os colaboradores e colaboradoras na missão junto aos refugiados e migrantes.

Ir. Valdisa destacou que “Scalabrini nos deixa a indicação da importância do diálogo, da escuta e do chamado como caminho para uma verdadeira acolhida aos migrantes e refugiados. Refletir e aprofundar sempre esta trilogia, alimentar nosso ser e agir para sermos um testemunho e alegres missionários e missionárias em nosso trabalho”, lembrou.

Segundo Ir. Rosita, a realidade da migração dos tempos de hoje tem muita relação com a vivida por Scalabrini. “Seus sofrimentos, dificuldades, fome, pobreza e discriminação não diferem das situações vividas pelos migrantes que Scalabrini consolou, apoiou e defendeu em seu tempo. O legado de João Batista Scalabrini é exemplo e lição de vida e missão para todos e todas nós”, lembrou a diretora.

Sobre o IMDH Solidário
O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) dedica-se ao atendimento jurídico e socioassistencial, à acolhida humanitária e à integração social e laboral de pessoas migrantes, solicitantes de refúgio, refugiadas e apátridas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade. Além da sede na capital federal, mantém um escritório em Boa Vista/Roraima (IMDH Solidário) voltado ao atendimento a mulheres e crianças venezuelanas, com ações que abrangem também o município fronteiriço de Pacaraima.