Evento de empregabilidade em Brasília reúne migrantes e refugiados

Na manhã desta sexta, 8 de novembro, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana, em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET) realizaram um evento de empregabilidade na Agência do Trabalhador do Plano Piloto. O encontro contou com a participação de mais de 30 pessoas em situação de migração e refúgio.

Durante a abertura, os participantes foram recepcionados por Ilton Batista Teixeira, Subsecretário de Atendimento ao Trabalhador e ao Empregador, Ir. Rosita Milesi, Diretora do IMDH, e Thais La Rosa, Coordenadora de Projetos da OIM. Após a abertura, as oficinas de “Orientação profissional e interação com empresas” e “Diversidade em Ação: como contratar migrantes” foram realizadas simultaneamente em duas salas distintas da Agência do Trabalhador.

Na oficina de Orientação profissional e interação com empresas, os migrantes puderam criar ou aprimorar seus currículos, receber dicas sobre como se comportar em entrevistas de emprego e ouvir uma apresentação da SEDET sobre os serviços disponíveis na Agência do Trabalhador. Na oficina “Diversidade em Ação: como contratar migrantes”, as instituições abordaram a importância da contratação de migrantes, e empresas que já integram migrantes em sua equipe compartilharam suas experiências.

O evento contou com a presença de empresas que realizaram entrevistas no local com os migrantes. Os participantes também puderam usufruir dos serviços da agência do trabalhador, como emissão de CTPS digital, cadastro na Cesta do Trabalhador, apoio ao microcrédito, entre outros.