Festa Junina anima acolhidos na Casa Bom Samaritano em Brasília

Na última sexta-feira, 24 de junho, foi realizada na Casa Bom Samaritano (CBS) um verdadeiro arraiá. A festa, que teve comida típica, música tradicional do período e a realização de quadrilha junina, contou com a presença da equipe da CBS, Irmã Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), voluntários e beneficiários.

De acordo com a Oficial de Mobilização Comunitária e Voluntariado, Bianca Abrahami, momentos como esses servem para animar os beneficiários e apresentá-los a alguns costumes do país onde agora vivem. “Sempre realizamos festas temáticas em datas comemorativas na CBS. Acreditamos que assim damos vida à Casa e inserimos nossos beneficiários nas tradições brasileiras”, disse.

Quem se animou com a festa foi a voluntária Marcilene. “Teve traje caipira, decoração com bandeirolas, fogueira, comidas típicas brasileiras e venezuelanas. A alegria foi contagiante tanto nas crianças como nos adultos que aproveitaram cada momento. Foi uma noite de trocas culturais à luz da fogueira. Mas o calor que senti vinha do carinho, dos sorrisos e da amizade entre os presentes”, declara.

 

Para Ir. Rosita, o sentimento não é diferente. “São João Batista, na tradição cristã, foi quem anunciou a vinda de Jesus Cristo, o Salvador da Humanidade. Foi São João Batista também que batizou Jesus. Ele foi, assim, o que anunciou a “Boa Nova” que a humanidade esperava há séculos. Celebrar esta festa tem, portanto, um sentido religioso que nos propõe celebrar um momento muito significativo da história da humanidade, aprofundar nossa fé e a preparar sempre o caminho para o Senhor, que quer caminhar conosco em nossa vida e missão. E algo muito mais amplo marca a festa de São João na cultura brasileira. A celebração ultrapassa o dia de São João (24 de junho) e foi se estendendo em festas juninas e julinas, isto é, ao longo dos meses de junho e julho. É uma rica tradição cultural de norte a sul do Brasil. A celebração na Casa Bom Samaritano foi um momento muito bonito, participativo, criativo, no qual toda a comunidade se envolveu, proporcionando integração cultural e afetiva entre as comunidades da Casa e do IMDH. Brasileiros e brasileiras, migrantes, refugiados e refugiadas, adultos e crianças, vivenciaram a alegria de acolhidos e acolhedores expressarem e curtirem a integração que tanto se busca na missão junto às pessoas que chegam em nosso país e aqui desejam reconstruir sua vida, na convivência pacífica e integradora, condição necessária para a cidadania”, pontuou.

Outras Atividades
Além dos festejos juninos, o momento de interação também contou com a presença do Padre Patriky, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O sacerdote realizou uma missa antes do início dos festejos. O momento teve como objetivo celebrar o Dia mundial do Refugiado, que ocorreu no dia 20 de junho, que aconteceu na mesma semana da festa junina.

Também foi realizada a premiação do beneficiário e funcionário do mês; criança destaque; beneficiário mais criativo e prestativo e celebração em homenagem aos aniversariantes do mês. “Atividades como essas nos ajudam com a visibilidade da CBS, arrecadação de doações e participação de mais voluntários”, ressalta Bianca.

Fonte: AVSI Brasil