A Fundação Scalabriniana, através do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com o financiamento da Hilton Foundation for Sister, está patrocinando a capacitação de um grupo de migrantes e refugiadas, residentes em Roraima, colaborando com projetos para empreender iniciativas de geração autônoma de renda.
O IMDH realizou vários encontros de capacitação, inclusive com a assessoria técnica do SEBRAE, a fim de favorecer a viabilização dos projetos e buscar a melhor forma de dar segurança e fornecer o apoio do “capital semente inicial” para que as migrantes e refugiadas possam reconstruir sua vida no Brasil e assegurar uma renda para sustento próprio e da família.
O acesso ao emprego formal está muito difícil, especialmente para mulheres. Além das dificuldades habituais que afetam todo o povo, sejam brasileiros, sejam migrantes ou refugiados, as mulheres têm dificuldades maiores, especialmente quando têm sob sua guarda as crianças e não há creches suficientes onde possam deixar seus filhos.
Segundo Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH, o primeiro apoio que o Instituto lhes presta é garantir a documentação. “Esse é um passo importante para acesso a qualquer benefício público e a vagas de emprego. Mas, num contexto de difícil acesso ao trabalho, é fundamental, depois da documentação, apoiar as mulheres que desejam empreender alguma atividade autônoma rentável, viabilizando oportunidades de sustento próprio e da família, e valorizando seus talentos e capacidades”, destacou a diretora.