Fundação Scalabriniana/IMDH, com recursos da Hilton Foundation, apoia crianças refugiadas e migrantes no acesso à escola

Crianças e adolescentes migrantes e refugiadas da venezuela receberam mochilas e materiais escolares para iniciarem seus estudos nas escolas brasileiras. A ação aconteceu no Centro de Acolhida Casa Bom Samaritano, em Brasília (DF), que recebe famílias venezuelanas refugiadas e migrantes. Os pais e os alunos participaram de uma roda de conversa antes da entrega dos materiais.

As crianças que chegam com seus familiares são matriculadas na escola. O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), com recursos da Hilton Foundation, através da medicação da Fundação Scalabriniana, forneceu o kit escolar para 17 crianças e adolescentes, entre 6 a 17 anos, sendo 8 meninas e 9 meninos.

A diretora do IMDH, Ir. Rosita Milesi, lembrou que o acesso escolar, apesar de algumas dificuldades, é assegurado a todas as crianças e adolescentes migrantes ou refugiadas. “Mesmo quando o acesso educacional é assegurado, há uma dificuldade a ser superada, que é a obtenção do material escolar, pois este muitas vezes não é obtido gratuitamente. A falta de recursos para compra de material escolar afeta tanto no aspecto prático, quanto emocional. Para suprir esta necessidade e propiciar condições de aproveitamento escolar é fundamental que as crianças tenham seu Kit escolar”, destcaou a diretora.