Gratidão do Papa por trabalho de religiosa que acolhe migrantes nos EUA

“Obrigado Irmã, obrigado pela sua equipe. Os migrantes devem ser acolhidos, ou seja, protegidos, acompanhados e integrados”, agradece o Papa Francisco em uma mensagem em vídeo enviada para a Irmã Norma Pimentel, missionária de Jesus e diretora da “Catholic Charities” no Vale de Rio Grande, fronteira entre Estados Unidos e México. A gravação foi em resposta a uma carta que o Pontífice recebeu da religiosa no início de maio, contando sobre a vida de inúmeros migrantes que são acolhidos no local, quando chegam da América Latina.

O Papa Francisco enviou uma mensagem em vídeo nesta sexta-feira (28) para a Irmã Norma Pimentel, missionária de Jesus e diretora da “Catholic Charities”, considerada a quinta maior instituição de caridade dos Estados Unidos. A religiosa acolhe inúmeros migrantes que chegam da América Latina pelo Vale do Rio Grande, na fronteira entre os EUA e o México, local que se transformou em símbolo da crise migratória já que milhares de pessoas arriscam a vida cruzando o rio em busca do sonho americano.

Acolher quem foge de “infernos sociais”
Na gravação, em língua espanhola, o Pontífice faz referência a uma carta que recebeu de Irmã Norma, datada de 3 de maio, e agradece pelo trabalho realizado em primeira pessoa e por toda a equipe da Caritas:

“Obrigado por acolher, por receber estes migrantes em busca de uma vida melhor, para progredir, outros que fogem de verdadeiros infernos sociais. Obrigado Irmã, obrigado pela sua equipe. Os migrantes devem ser acolhidos, ou seja, devem ser protegidos, devem ser acompanhados e devem ser integrados, quatro coisas: acolher, proteger, acompanhar e integrar. Obrigado por aquilo que fazem com todos aqueles migrantes que pedem ajuda para viver com mais dignidade. Acompanho-os daqui, rezo por vocês e por todas as pessoas que os acompanham neste trabalho.”

Fonte: Vatican News