Acadêmicos e pesquisadores da Amérca do Sul debatem sobre experiências e desafios relacionados aos processos de integração local de refugiados durante a I Conferência Latino-Americana e VII Seminário Nacional da CSVM

I Conferência Latino Americana e VII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello F. Faria ACNUR

I Conferência Latino Americana e VII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello F. Faria ACNUR

(Acadêmico recebe certificado pela premiação de seu trabalho apresentado ao VII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, realizada na UFABC, em São Bernardo do Campo/SP. Foto: F.Faria/ACNUR)

 

 

Após palestras proferidas por pessoas refugiadas, profissionais do ACNUR, acadêmicos e pesquisadores de diferentes países e áreas de conhecimento, a I Conferência Latino-Americana e VII Seminário Nacional da Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) concluiu seus trabalhos premiando as teses e dissertações inscritas.

Os trabalhos foram selecionados por uma banca avaliadora composta por membros da CSVM e do ACNUR, de acordo com a relevância da pesquisa. Dentre as dissertações de mestrado, foram premiados um estudo sobre o uso de crianças soldado envolvidas no conflito armado colombiano; um estudo sobre as respostas existentes frente às dificuldades enfrentadas por pessoas refugiadas no Brasil; e um trabalho de campo que tratou da percepção de fenômenos comuns a diversos fluxos migratórios na região metropolitana de São Paulo. Os seguintes títulos e respectivos autores forma consagrados pelas dissertações apresentadas:

– Crianças soldado na Colômbia: a construção de um silêncio na política internacional (Relações Internacionais/UNB), de Patrícia Nabuco Martuscelli;
– Direito internacional dos refugiados e soluções duráveis: instrumentos de proteção, abordagens atuais e a necessidade de novas respostas (Direito/Unisantos), de André de Lima Madureira;
– Reve de Brezil: a inserção de um grupo de imigrantes haitianos em Santo André, São Paulo – Brasil (Ciências Humanas e Sociais/UFABC), de Adriano Alves de Aquino Araújo;

Já sobre as teses de doutorado, foram premiadas uma análise sobre como a migração afeta as relações familiares, que estudou como as questões de gênero relacionam-se com os sentidos e afetos envolvidos no processo de refúgio; um estudo sobre o panorama migratório nacional e deslocados ambientais do ponto de vista legislativo e das políticas públicas adotadas pelo governo brasileiro; e uma pesquisa sobre os méritos do devido processo legal para o refúgio que, quando respeitado, permite que a pessoa que figura como solicitante de refúgio seja tratada como sujeito de direitos. Portanto, as seguintes teses e autores foram gratificados:

– A migração haitiana para o Brasil: lacunas de proteção aos deslocados ambientais (Direito/Unisantos), de José Carlos Loureiro;
– A vivência do refúgio de mulheres migrantes: uma análise da afetividade nos contextos de São Paulo e Paris (Psicologia/PUC-SP), de Cécile Diniz Zozzoli;
– O devido processo legal para o refúgio (Direito/USP), de Larissa Leite.

Os trabalhos selecionados e os demais trabalhos inscritos estarão disponíveis para consulta no site da CSVM (www.acnur.org/portugues/informacao-geral/catedra-sergio-vieira-de-mello). Na sequência do evento, foi composta uma mesa para traçar as perspectivas da CSVM no Brasil e na América Latina. Considerando um contexto global em que apenas um em cada 100 refugiados em idade escolar universitária tem acesso ao ensino superior, a Representante do ACNUR no Brasil, Isabel Marquez, sugeriu nove medidas para que sejam discutidas e consolidadas para dar sequência aos trabalhos promovidos pela Cátedra, sendo elas:

1) Integrar as universidades (principalmente as que estão em área de fronteira) nas Redes de Proteção mantidas pelo ACNUR e seus parceiros no Brasil, para que possam apoiar a proteção e assistência aos solicitantes de refúgio e refugiados;
2) Criar mais espaços multidisciplinares nas universidades, fazendo com que o tema do refúgio seja abordado por diferentes disciplinas, incluindo, por exemplo, Letras, Pedagogia, Psicologia e Assistência Social;
3) Fomentar um maior diálogo com refugiados para, além da produção de conhecimento, possa-se alcançar e promover uma melhor compreensão da sua realidade e de suas especificidades;
4) Fomentar a cultura de paz e da diversidade no meio universitário, sem qualquer tipo de exclusão;
5) Aumentar as vagas para refugiados nas universidades, assegurando as condições para que eles possam ingressar, reingressar e concluir os cursos;
6) Criar um banco de dados atualizado de trabalhos acadêmicos relacionados ao tema no Brasil;
7) Melhorar o tratamento e o relacionamento das universidades com os refugiados e discutir o estabelecimento de serviços psicossociais, clínicas legais, serviços de assessoria jurídica e litígio estratégico;
8) Criar um grupo de trabalho para a formulação de uma proposta de diretrizes sobre revalidação e reconhecimento de diplomas;
9) Utilizar capacidade das universidades para capacitar agentes públicos envolvidos com o tema de refúgio.

Como afirmou a Representante do ACNUR, “a Cátedra  Sérgio  Vieira  de  Mello  no  Brasil deve ajudar a promover uma cultura de paz e respeito, uma cultura de tolerância, uma cultura de solidariedade entre  os  estudantes  nas  salas  de  aula  das  universidades  para que, dessa forma, possa-se reforçar a  posição da academia como um fator de profundas transformações sociais, culturais e políticas”.

A Cátedra Sergio Vieira de Mello foi iniciada no ano de 2004 e visa difundir o ensino universitário sobre temas relacionados ao refúgio, promovendo a formação acadêmica e a capacitação de professores e estudantes sobre esta temática.

Desde seu início tem servido para construir uma sólida aliança entre a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e as 15 universidades já conveniadas, demonstrando seus respectivos compromissos na inclusão do temática do refúgio de maneira transversal no currículo de diferentes cursos, por meio de variadas atividades e ações que promovem consideráveis melhorias para a situação dos refugiados e solicitantes de refúgio em suas respectivas na regiões, facilitando assim o acesso aos recursos e serviços acadêmicos e de extensão universitária que estas universidades possuem.

A CSVM tem em seu nome uma homenagem ao brasileiro Sérgio Vieira de Mello, morto em um atentado no Iraque e que dedicou grande parte da sua carreira profissional nas Nações Unidas ao trabalho com refugiados. A sede do próximo encontro será na Unisantos, em Santos/SP, a ser realizado em setembro de 2017.

 

 

Por Miguel Pachioni, de São Paulo.

Fonte: www.acnur.org/portugues/noticias/noticia/catedra-sergio-vieira-de-mello-chega-ao-final-premiando-teses-e-dissertacoes/