IMDH apresenta dados sobre número de pessoas beneficiadas no primeiro semestre

Há mais de 20 anos, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) tem atuado no atendimento integral de refugiados, migrantes e apátridas. A instituição inspira-se nos princípios que norteiam a missão das Irmãs Missionárias de S. Carlos Borromeo (Scalabrinianas). Entre as ações desenvolvidas, destacam-se a atuação na assistência, na ação sócio humanitária, integração sociolaboral, pastoral da Mobilidade Humana, defesa de direitos, implementação de políticas públicas, articulação da rede de entidades socioassistenciais.

O Instituto Migrações e Direitos Humanos tem o prazer de contar com a dedicação de várias pessoas trabalhando diariamente, seja atendendo por whatsapp, seja por telefone ou e-mail, além de alguns atendimentos também presenciais, em casos específicos. E, além dos colaboradores contratados, conta também com grande número de voluntários, doadores e colaboradores que, generosamente, apoiam e ampliam nossas ações. Por isso, com o objetivo de ser transparente com seus apoiadores e entidades parceiras, divulga dados sobre o número de pessoas beneficiadas em algumas das ações desenvolvidas entre janeiro e junho de 2021. Ao todo foram beneficiadas 2.293 pessoas, considerando vários setores de atendimento do IMDH, na atenção a imigrantes, solicitantes de refúgio, refugiados e refugiadas. Há outros projetos, não incluídos ainda nestes dados. Mesmo com a necessidade de isolamento social em virtude da pandemia de Covid-19, os atendimentos foram garantidos de forma remota ao longo de todo o tempo em que perdura a pandemia.

Estão considerados os dados de atendimento do IMDH em Brasília (em outro momento divulgaremos os dados referentes ao IMDH em Roraima) em áreas específicas: setor de Documentação e Proteção, que atua nos pedidos de refúgio e de residência, no encaminhamento de documentos junto à Polícia Federal e nos atendimentos jurídicos; setor de Integração Comunitária e Econômica, que auxilia na elaboração dos currículos e no encaminhamento para emprego ou no apoio a iniciativas de geração autônoma de renda; e na área socioassistencial, que inclui a distribuição de cestas básicas, ajudando as pessoas a melhorar as condições de segurança alimentar em suas famílias, durante a crise estabelecida no país em decorrência da pandemia e devido ao desemprego. Também foram realizadas doações de fraldas e leite e apoio na área de saúde, especificamente para aquisição de medicamentos ou realização de exames não disponíveis na rede pública.

Segundo a diretora do IMDH, Ir. Rosita Milesi, é muito animador poder apoiar tantas pessoas em momentos de particular necessidade, quando enfrentam situações para as quais não dispõem de condições pessoais ou recursos para tal. “Expressamos aqui nosso mais profundo reconhecimento aos colaboradores que atuam no IMDH, cumprindo diligentemente seu compromisso laboral humanitário, agradecimento este que estendemos a todos os colaboradores e colaboradoras que, sob diversas formas, se fazem o braço estendido do IMDH, ampliando a capacidade e complementando esta ampla atuação revelada nos dados do primeiro semestre de 2021. Deus abençoe a todos e todas”, ressaltou Ir. Rosita.