O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), instituição ligada à Fundação Scalabriniana, publicou seu Relatório de Atividades do ano de 2022. A publicação apresenta as ações realizadas em seus três programas, sendo eles organizados em “Atendimento, Proteção, Promoção e Integração”, “Incidência, Articulação e Sensibilização” e “Acordos, Convênios e Parcerias do IMDH com entidades diversas”.
Em seu objetivo principal de atuação, o IMDH busca contribuir no atendimento integral a migrantes internos, imigrantes, refugiados e refugiadas e apátridas, atuando na assistência, ação sócio humanitária, integração comunitária e econômica, pastoral da mobilidade humana, defesa de direitos, incidência por políticas públicas, articulação da rede de entidades socioassistenciais e enfrentamento ao tráfico de pessoas.
O Relatório de Atividades possui 128 páginas e apresenta informações relevantes a respeito dos programas norteadores da missão do IMDH, formando 10 projetos que têm incidência concreta na vida da população migrante e refugiada.
Articulação fortalecida
O IMDH, em 25 de setembro de 2022, passou a integrar a Fundação Scalabriniana, com sede em Roma. Esta integração é de caráter congregacional e favorecerá a articulação com outras organizações sociais, bem como significa um apoio muito importante no financiamento de ações a serem realizadas pelo Instituto. O IMDH rege-se pelos mesmos princípios que motivaram a criação da própria Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos e atua voltado à população migrante e refugiada, com especial atenção às mulheres e crianças.
Mesmo com as dificuldades na adequação do atendimento, em decorrência da Covid 19, foi possível atender diretamente 11.052 – migrantes internos, imigrantes, solicitantes de refúgio, refugiados, apátridas. Neste total incluem-se também brasileiros/as filhos de migrantes e de refugiados, nascidos no Brasil. Além destes atendimentos, destacam-se várias áreas de atuação que consideramos de grande importância, quais sejam: incidência, comunicação, interação com a sociedade contribuindo na sensibilização e para maior conhecimento da realidade migratória atual em nosso país e no mundo.