Dando continuidade aos encontros de integração entre o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal, foi realizada na tarde do dia 4 de março uma segunda etapa de capacitação e troca de experiências entre os servidores das instituições. O encontro teve o objetivo de colaborar com os trabalhos da equipe que vai atuar no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para imigrantes e refugiados que está sendo implementado em Brasília.
Durante a capacitação, Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH, juntamente com as colaboradas, realizaram um treinamento mais voltado à prática do atendimento à população em situação de migração e refúgio. Foram apresentadas as rotinas executadas no IMDH que colaboram com o primeiro acolhimento e cadastro. Também foram apresentadas ações do setor de integração econômica e o fomento à inserção laboral, regularização migratória de refúgio e residência temporária.
O CREAS do Distrito Federal objetiva ser um espaço com condições técnicas e políticas públicas capazes de garantir proteção a migrantes internacionais e refugiados. É uma unidade pública de Assistência Social que atende as pessoas e famílias (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. Recepciona, acolhe as pessoas, fortalece vínculos familiares e comunitários, disponibiliza informações sobre Direitos e viabiliza acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é auxiliar as pessoas a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados por elas. Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.