IMDH e SEDES ampliam a parceria para a acolhida de migrantes e refugiados em Brasília

Na tarde desta segunda, 21 de fevereiro, foi realizado um encontro entre as equipes do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal, que farão parte da equipe que vai atuar no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para imigrantes e refugiados que está sendo implementado em Brasília. O encontro teve como objetivo iniciar uma maior integração entre as instituições, buscando um trabalho conjunto e articulado.

O CREAS do Distrito Federal objetiva ser um espaço com condições técnicas e políticas públicas capazes de garantir proteção a migrantes internacionais e refugiados. É uma unidade pública de Assistência Social que atende as pessoas e famílias (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) que estão vivendo situações de violência ou violação de direitos. Recepciona, acolhe as pessoas, fortalece vínculos familiares e comunitários, disponibiliza informações sobre Direitos e viabiliza acesso a outros serviços, benefícios e programas. O objetivo é auxiliar as pessoas a superar as violências sofridas ou a diminuir os danos causados por elas. Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.

Parceria IMDH e Sedes
Segundo André Pereira Peredo, Psicólogo e especialista em Assistência Social, a parceria entre as instituições contribui para um melhor atendimento das pessoas em situação de migração e refúgio. “Para a Sedes é uma honra a parceria com o IMDH no apoio da construção de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social para Imigrantes, Refugiados e Apátridas pois o IMDH realiza um trabalho já de muitas décadas na acolhida humanitária de estrangeiros e promoção do direito destes de buscarem melhores condições de vida conforme previsto na Lei de Migrações e em inúmeros tratados dos quais o Brasil é signatário. Esta parceria criará condições para um atendimento mais integrado e resolutivo à pessoa imigrante ou refugiada no DF, para juntamente com demais organizações e organismos internacionais, promovermos uma migração ordenada, baseada em princípios humanitários, de proteção social, integração intercultural e inserção laboral. Pois, apesar das nossas dificuldades internas locais, o cultivo da hospitalidade é uma grande fonte de riqueza de uma sociedade moderna e internacionalista”, destacou o servidor.

Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH, lembrou sobre a importância de espaços de apoio à causa da migração. “Propor e colaborar para a construção e implementação de políticas públicas de atenção a refugiados, imigrantes e apátridas é um dever, mas, muito mais do que isto, é um prazer pois o que desejamos é que a causa das migrações e do refúgio possa contar com mecanismos, instrumentos e serviços sólidos em favor das populações forçadas a deixar seus países e que chegam ao Brasil, especificamente em Brasília em busca de uma oportunidade e de vida com dignidade. O CREAS específico a caminho da implementação será este espaço promissor a agir e a impulsionar outras políticas públicas tão necessárias e esperadas no âmbito das migrações aqui do Distrito Federal. Estamos felizes com a parceria SEDES, IMDH e outros atores nesta causa”, destacou Ir. Rosita.

Colaboração nos trabalhos
Ao final do encontro, a diretora do IMDH realizou a entrega de um projetor à equipe de colaboradores da Sedes. O equipamento vai ajudar nos trabalhos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) para a realização de capacitações e atividades junto aos migrantes e refugiados.