É característica do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana trabalhar em conjunto com outras instituições, participar em redes, promover parcerias, de modo a impulsionar a força coletiva e a complementaridade que uma organização recebe ao articular-se com outra.
Neste sentido, fortalecendo os laços de colaboração e partilha, no dia 11 de abril, o IMDH recebeu, sob a coordenação da Sra. Flávia Reis e do Pe. Jerfferson Amorim, SJ, a visita da equipe formada pelos membros do conselho de coordenação nacional do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), integrado pelos coordenadores dos vários escritórios e a equipe de direção nacional do SJMR, instituição com a qual o IMDH mantém parceria desde longa data.
Seja em Brasília, em Roraima, ou na composição da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR), IMDH e SJMR atuam e somam forças na atenção aos refugiados e migrantes, na incidência, e no fortalecimento da dimensão de fé, estreitando laços para fortalecer ou implementar ações na proteção dos direitos dos migrantes e refugiados no Brasil e em sua integração cidadã na sociedade brasileira.
No encontro, as equipes compartilharam suas experiências, boas práticas e ideias prospectivas, buscando identificar desafios e oportunidades para avançar e fortalecer suas ações conjuntas. A Diretora do IMDH, Ir. Rosita Milesi, mscs, apresentou um vídeo institucional sobre a trajetória do IMDH e que destaca a missão do Instituto, no compromisso de propiciar acolhida, apoio e assistência a pessoas migrantes e refugiadas, bem como avançar na incidência visando melhores condições para esta população, especialmente em Brasília, onde há grandes lacunas e as políticas de acolhimento são muito limitadas. “Anima-nos muito a força coletiva, tanto de nossas instituições que ora estão neste encontro, assim como a certeza de tantas outras organizações com quem temos a alegria de caminhar lado a lado em favor desta causa humanitária dos refugiados e migrantes”, diz Ir. Rosita.