A VI Assembleia da Rede CLAMOR – Rede Eclesial de Migração, Refúgio e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – está sendo realizada, em Bogotá, Colômbia. O encontro atraiu à capital colombiana 82 pessoas de 18 diferentes países latino-americanos, além de dois participantes vindos de países do Norte. Representando o Brasil, participam Ir. Rosita Milesi, do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana, Cristina dos Anjos, da Caritas Brasileira, e Ir. Roselei Bertoldo, da Rede Um Grito pela Vida. Participa também do encontro Ir. Janete Ferreira, da Fundação Scalabriniana.
A Rede CLAMOR, que está ligada ao Conselho Episcopal Latino-Americano – CELAM, pode ser definida como um espaço de articulação das instituições e serviços que a Igreja Católica realiza na área da migração, do refúgio e do enfrentamento ao tráfico de pessoas. Essa rede está formada pelos departamentos de mobilidade humana de cada Conferência Episcopal, pela Cáritas nos países onde atua de alguma forma com esses coletivos de migrantes e refugiados ou vítimas de tráfico humano, assim como pelas congregações religiosas, que por carisma, ou por estarem no tema já alguns anos, atuam nesta área: scalabrinianos, scalabrinianas, jesuítas, franciscanos, Rede um Grito pela Vida, da CRB, Serviço Pastoral do Migrante, bem assim, as redes de enfrentamento ao tráfico no continente latino-americano e caribenho, a Rede Kawsay e a Rede Tamar.
Os principais objetivos da Assembleia são analisar os cenários da realidade migratória de América Latina – identificando os principais desafios para o ano de 2024, bem como aprofundar os fundamentos doutrinais e a Espiritualidade do trabalho pastoral na área de mobilidade humana forçada. A Assembleia também quer avaliar os avanços e dificuldades das Redes Clamor Nacionais, identificando ações para fortalecê-las ou criando-as, de acordo com as necessidades. O espaço será destinado a compartilhar as ações e processos realizados pela Rede Clamor América Latina e Caribe entre junho de 2022 e agosto de 2023, através de suas diversas comissões.
Rede Clamor Brasil
Mesmo iniciando as primeiras articulações após a criação da Rede CLAMOR de América Latina e Caribe, a Rede Clamor Brasil só foi estruturada mais tarde, tendo realizado sua primeira reunião em 26 de junho de 2020. Posteriormente, em 13 de agosto de 2021, foi formalmente constituída com a assinatura do Protocolo entre CNBB e Rede CLAMOR Brasil. Atualmente, a Rede tem como Bispo Referencial Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo de Ourinhos (SP), e tem uma equipe de Coordenação, integrada por Pe. Agnaldo de Oliveira, Jr, do SJMR, Ir. Rosita Milesi, do IMDH/Fundação Scalabriniana, Cristina dos Anjos, da Caritas Brasileira, Roberto Saraiva, do SPM, Ir. Valmi Bohn e Ir. Rosa Elena Ciprés Diaz, da CRB nacional. Os encontros da Rede Clamor Brasil têm ocorrido a cada dois meses, além da assembleia nacional que se celebra anualmente.
As Redes Clamor nacionais vêm desenvolvendo uma série de atividades. Segundo Ir. Rosita, a título de exemplo, pode-se referir a Rede Clamor México, que publicou no mês de março um comunicado em que condena o incidente ocorrido na localidade fronteiriça de Ciudad Juárez, quando 40 migrantes perderam a vida ao tentar entrar nos Estados Unidos.
A Rede CLAMOR Brasil tem se manifestado e publicado mensagens em várias ocasiões, especialmente em defesa de políticas públicas em favor das migrações e do refúgio. Um exemplo concreto é o pedido em favor da reunião familiar dos haitianos, o qual contribuiu em favor da publicação da Portaria Interministerial n. 38, de 10 de abril de 2023.
Ir. Rosita, destaca que o lema desta VI Assembleia da Rede CLAMOR Latino-americana e Caribenha” é a mensagem bíblica de Isaías 54, 2-3. “Amplia o lugar de tua tenda”. Seja esta mensagem a orientar e estimular as decisões desta VI Assembleia da Rede CLAMOR Latino-americana e caribenha, auspicia Ir. Rosita.