Acontece de 10 a 15 de novembro o 74º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), em Brasília, sendo uma promoção da Sociedade Botânica do Brasil, com a organização da Universidade de Brasília (UnB).
O congresso destaca o tema “Botânica Brasileira: celebrando a diversidade” e recebe a Feira de Empreendedores Refugiados e Migrantes. Além da visibilidade à diversidade vegetal, o CNBot está fundamentado na implementação de estratégias claras de diversidade, equidade e inclusão social.
É neste espírito que se encontra a feira de empreendedores migrantes e refugiados, que têm a oportunidade de mostrar um pouco da sua cultura por meio dos produtos que expõem e comercializam. Na Feira, é possível provar comidas deliciosas, como o Acará (Senegal) e a Arepa (Venezuela), bem como adquirir objetos típicos do artesanato de países africanos e da América Latina.
Feiras como esta são uma ótima oportunidade para refugiados e migrantes empreendedores mostrarem seus produtos, ampliarem e fortalecerem sua rede de contatos e, assim, conseguirem a tão almejada integração comunitária e econômica, fundamental para que alcancem a sua autonomia e se integrem de forma duradora no Brasil.
O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana trabalhou na organização e esteve presente na Feira de Empreendedores, trabalhando junto com os migrantes e refugiados, para que sua cidadania plena possa ser reconhecida e respeitada.
O 74º Congresso Nacional de Botânica acontece no Campus Universitário Darcy Ribeiro, na Asa Norte, Brasília (DF).