A sede do IMDH Solidário, em Roraima, recebeu nesta semana Bruna Azevedo, psicóloga e diretora adjunta da Associação de Bem com a Vida (ABV) e Bruna Ferreira, relações públicas. Reuniram-se com a equipe do IMDH para apresentação dos serviços desenvolvidos por cada organização, com a finalidade de atuarem conjuntamente no que diz respeito ao apoio de Mulheres e crianças migrantes em situação de vulnerabilidade.
A Associação de Bem com a Vida tem por objetivo trabalhar para pessoas vivendo e convivendo com HIV e Aids no âmbito geral de atenção, realizando monitoramento das beneficiárias e beneficiários, acompanhamento na adesão ao tratamento, prevenção e testagem. Ou seja, toda atuação focada no bem-estar das pessoas vivendo e convivendo com HIV e Aids.
Atualmente em Roraima a ONG realiza projetos em parceria com UNFPA, na testagem para HIV através do fluido oral, encaminhando os casos para a rede de atendimento em caso de testagem positiva, para que as pessoas possam ter adesão ao tratamento. No que diz respeito à alimentação, a ABV realiza distribuição de alimentos obtidos por meio de parcerias em projetos de aquisição de alimentos vinculados a prefeitura, Estado e Mesa Brasil, onde semanalmente realizam as distribuições para pessoas que vivem com HIV e Aids, bem como para população local.
Segundo Bruna Azevedo, psicóloga e diretora adjunta da ABV, através do financiamento da Fundação Interamericana – IAF desenvolvem projeto que consiste em promoção de saúde no âmbito do debate sobre saúde sexual e reprodutiva, sobre violência de gênero e atuação na geração de renda, por meio do empreendedorismo social, qualificação através de oficinas realizadas pela ONG e aulas de português para preparar a população imigrante para inserção no mercado de trabalho brasileiro.
O IMDH Solidário doou materiais sobre Migração e Refúgio (Caderno de debates) e foram doadas 150 unidades de Cartilha Multilíngue, compondo os materiais utilizados para formação da população imigrante que participa das aulas de português desenvolvidas pela ABV em ocupações espontâneas localizadas em Boa Vista/Roraima.
A diretora do IMDH, Ir. Rosita Milesi, cumprimenta a iniciativa e agradece a Associação de Bem com a Vida pela visita e apoio que oferece no sentido de, juntas, as duas entidades atuarem em favor das mulheres e crianças migrantes.