No dia 18 de maio, a sede de Boa Vista (RR) do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH Solidário), entidade membro da Fundação Scalabriniana, teve a honra de receber a visita da Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmã Maria Inês Vieira Ribeiro, acompanhada da Irmã Lucélia Baldez, da Coordenação do Núcleo da CRB de Roraima, e Adriana Pitta, da Pastoral do Migrante do Roraima.
A equipe local do IMDH Solidário acolheu com carinho a Presidente da CRB, apresentou um breve histórico da atuação no estado de Roraima, as principais atividades e execução permanente, tais como assistência na regularização migratória de migrantes e refugiados, auxílio financeiro em parceria com o ACNUR e o Projeto Angel Gabriel, voltado a garantir um apoio nutricional a crianças da primeira infância. O projeto beneficia 40 famílias em Boa Vista e 50 famílias em Pacaraima.
Ir. Maria Inês lembrou da atuação dos missionários e missionárias da Vida Consagrada que dedicam seu tempo ao acolhimento das famílias migrantes e refugiadas. “Entre os dias 13 e 21, tive a graça de visitar os/as Consagrados/as de Roraima. Naturalmente, visitando a Vida Consagrada, estive diretamente com toda a realidade missionária vivida nessas terras do extremo norte do Brasil. Mesmo que tenha diminuído o fluxo, ainda entram, em média, 200 a 300 migrantes venezuelanos no Brasil, via fronteira em Pacaraima (RR). É admirável a atuação dos missionários e missionárias. Ouvi na região que os primeiros a acolher e tentar, minimamente, diminuir os sofrimentos foram os Religiosos, particularmente as Religiosas. O trabalho foi crescendo e hoje acontece uma verdadeira ação ecumênica e interinstitucional. Exatamente, no último dia da visita (21 de maio), recebemos a comunicação que o Papa Francisco acolheu o parecer dos Cardeais reunidos no dia 17 de maio e decretou que João Batista Scalabrini, fundador da Congregação Scalabriniana, será venerado como Santo! É o Apóstolo dos Migrantes e sabemos o quanto essa causa toca o coração do Papa”, destacou a presidente da CRB.
O IMDH Solidário atende mulheres e crianças migrantes e refugiadas que chegam a Roraima e necessitam de orientação, assistência e de apoio na documentação. A diretora do IMDH Solidário, Ir. Rosita Milesi, expressa à Presidente da CRB nacional sua gratidão por acompanhar de perto este trabalho. “Agradecimento pelo quanto significa para toda a equipe do IMDH – Brasília e Roraima – este apoio à missão que vivemos como Congregação Scalabriniana dedicada aos migrantes e refugiados”.