O ano de 2020 tem se mostrado um desafio para a geração de trabalho e renda. Com o declínio da atividade econômica provocado pela pandemia e das medidas de isolamento social, muitos migrantes e solicitantes de refúgio, refugiados e apátridas sofreram grande impacto em suas formas de geração de renda. Aqueles que trabalhavam de maneira autônoma ou informalmente foram os primeiros a serem afetados. Entre os que já estavam inseridos no mercado de trabalho formal, houve o crescimento do número de demissões e a redução do número de novas contratações.
Neste contexto desafiador, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) tem trabalhado para identificar e responder às necessidades mais urgentes para aqueles que buscam apoio. O setor de Inserção Laboral do IMDH tem contribuído com ações de orientação e intermediação de mão de obra e encaminhamento a emprego e atividades de geração de renda que favoreçam a inclusão laboral, produtiva e social dessas pessoas.
Trata-se de uma dimensão de grande importância, buscando valorizar a capacidade empreendedora dos migrantes e refugiados e apoiá-los para que consigam renda, por sua capacidade e na área de atuação para a qual já têm algum preparo ou que venha a se preparar.
Ajuda para ter uma profissão
O jovem Armando Linares, de 26 anos, migou da Venezuela buscando ter uma melhor qualidade de vida. Procurou ajuda e orientação no IMDH através da indicação de outros venezuelanos que já moravam em Brasília, cidade onde mora atualmente.
Querendo ter autonomia na geração de sua renda, Armando solicitou ao IMDH colaboração com recursos para a aquisição de equipamentos de barbearia. A ação, realizada através da área de Inserção Laboral, consistiu em dar a orientação inicial, bem como as informações para abertura do Microempreendedor Individual, com apoio do SEBRAE, e todas as orientações necessárias para a efetivação da abertura do negócio.
Há pouco mais de um mês realizando o trabalho, Armando tem se esforçado para implementar sua barbearia. “Estou trabalhando em casa. Coloquei minha propaganda, divulguei com familiares e conhecidos. Minha barbearia tem o 3B em que o cliente terá um corte Bom, Bonito e Barato. O negócio tem sido lento, mas tem acontecido”, ressaltou. Armando também tem buscado participar, através da internet, de cursos e tutoriais gratuitos de barbearia. “Aprendo algo novo a cada dia e de grande ajuda no meu trabalho”, destacou.