No dia 30 de julho, instituído pela ONU como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realizou um seminário onde lançou o IV Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, além de apresentar o relatório sobre o tema referente ao período de 2021 a 2023.
O novo plano estabelece compromissos nacionais e internacionais no combate a esse crime, que degrada a humanidade ao tratar pessoas como mercadorias, utilizando-se de métodos que destroem a liberdade e, muitas vezes, levam à morte.
Ir. Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana, elogiou a iniciativa do MJSP e destacou a importância da participação da sociedade civil e das organizações de fé na luta contra o tráfico de pessoas. “O Papa Francisco descreve esse crime como uma ‘ferida no corpo da humanidade contemporânea’. É essencial que todos e todas levantemos nossas vozes e atuemos no acolhimento às vítimas e na sua reinserção social”, afirmou.